MEC participa de evento preparatório da 5ª CNCTI

Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília. Tema será “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), participou, nesta segunda-feira, 22 de abril, da conferência livre preparatória para a quinta edição da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília (DF).  O evento preparatório foi transmitido pelo canal do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif) no YouTube.  

O MEC foi representado pelo diretor de Desenvolvimento da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica da Setec, Marcelo Bregagnoli. Segundo ele, “ciência e tecnologia estão diretamente relacionadas à geração de emprego, desenvolvimento social e sustentável. Estamos todos aqui trabalhando pela popularização da ciência, que é um instrumento público para melhoria da qualidade de vida”, disse o diretor. Bregagnoli concluiu afirmando que a Rede Federal apoia a ciência, que voltou a ter voz no País.   

O evento se estendeu durante todo o dia, com uma programação on-line que contou com quatro mesas-redondas. Estas foram compostas por profissionais que trabalham com ciência, tecnologia e inovação na Rede Federal.  

A transmissão, realizada pelo Conif em parceria com a Setec, integra uma série de encontros preparatórios para a 5ª CNCTI. As conferências livres são um espaço para pesquisadores, acadêmicos, profissionais, estudantes, empresários, gestores, parlamentares e grupos sociais debaterem os mais diversos temas de interesse relacionados à ciência, tecnologia e inovação. 

Participantes – Também participaram da mesa de abertura: Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Júlio Heck, vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif e reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); e Lorena Rosa, pró-reitora do Instituto Federal de Goiás (IFG), representando o Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Forpog). 

5ª CNCTI – O evento é uma realização do MCTI e, neste ano, o eixo de discussão vai ser o tema “Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”. A última edição ocorreu em 2010. A Conferência visa analisar os programas e planos da ciência, tecnologia e inovação no período de 2016 a 2023, além de elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024-2030.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec