MEC promove seminário sobre educação digital

Na próxima quinta-feira, 7 de março, o Ministério da Educação (MEC) abrirá o Ciclo de Seminários e Oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. O Ciclo, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), é uma das ações do eixo curricular da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. O objetivo é discutir caminhos para a implementação dos referenciais curriculares existentes sobre educação digital, além de disseminar boas práticas das redes públicas de ensino.  

O primeiro seminário, nomeado de “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”, acontecerá presencialmente, no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). No total, a SEB produzirá seis seminários e seis oficinas, que começarão em março e irão até junho de 2024. O calendário de eventos estará disponível na página da Estratégia Nacional Escolas de Conectadas.  

Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil, a fim de discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação.   

O Ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma on-line e de caráter informativo e outra de característica colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com seus técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos.  

O objetivo desse primeiro seminário é contar a história de construção dos referenciais curriculares para a educação digital no Brasil; apresentar a ideia geral do ciclo de seminários; conhecer experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos; e escutar representantes das redes de ensino sobre caminhos para a implementação.  

Aos interessados em participar presencialmente do evento, o MEC orienta que façam sua inscrição por meio do respectivo formulário. No caso de participação remota, não é necessária inscrição prévia.   

Programação 

  • Abertura
    – Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC  
    – Moderação: Ana Úngari Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação do MEC   
  • Painel 1: Educação Digital na Educação Básica: a experiência da BNCC, do Reino Unido e da Colômbia  
    – Ivan Siqueira, relator da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a BNCC Computação  
    – Luiz Roberto Liza Curi, presidente do CNE  
    – Diana Daste, diretora do British Council      
  • Painel 2: Educação Digital na Educação Básica: desafios e oportunidades para as redes de ensino no Brasil  
     Roni Miranda Vieira, secretário de Estado da Educação do Paraná, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)  
     Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de Educação de Sud Mennucci, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)   
     Fabiane Bitello, vice-presidenta da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) da Região Sul  

Seminário de abertura do ciclo de seminários e oficinas em educação digital “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”  

Público-alvo: Secretários de educação estaduais e municipais, técnicos das secretarias de educação, gestores escolares, professores e sociedade civil interessada no tema
Quando: 7 de março, das 15h às 17h 
Onde: Auditório da Capes, Brasília (DF). St. Bancário Norte, Q 2, Edifício Capes, Lote 06, Asa Norte, 70040-020. 
Transmissão: Canal oficial do MEC no YouTube e canal Conviva Educação (Plataforma Conviva da Undime) 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC