O 2º Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT) começa nesta terça-feira, 7 de maio, no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec), em Brasília (DF). Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o encontro visa apresentar e discutir desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Além disso, o InovEPT debaterá a criação de um ecossistema de inovação na EPT a partir de três eixos de discussão: iniciação tecnológica; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e empreendedorismo de base tecnológica. O público-alvo do encontro é composto por gestores, lideranças e pesquisadores da área de inovação e empreendedorismo. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas até o último dia do evento, 9 de maio.
As atividades são gratuitas e incluem debates, oficinas, mesas-redondas, workshops e apresentações. Entre os temas discutidos no evento estão “Marco Legal da Inovação”; “A Nova Política Industrial do Brasil: contribuições da EPT para a neoindustrialização”; “Políticas e Ações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação”; e “Economia solidária e tecnologia: inovação para o desenvolvimento social”.
Os três dias do encontro também contarão com oficinas, entre elas: Tec Incubadora: Modelo de Ecossistema com Governança Colaborativa; Preparando o docente para a ideação!; Como preparar uma escola para a Inovação!; e Vamos Jogar? Educação Inovativa – Metodologia Startup Mundi Game. O evento também terá uma Sala de Especialistas, ambiente de discussão de projetos entre os profissionais da educação profissional e tecnológica.
InovEPT – A primeira edição do InovEPT ocorreu em 2023, durante a 3ª Semana Nacional de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no período de 18 a 20 de outubro. A iniciativa fomenta a articulação entre gestores, lideranças e pesquisadores sobre os principais direcionadores para criação de um ecossistema de inovação na EPT.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec