Ministro da Educação recebe o CRUB para audiência

O Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, recebeu nesta terça-feira (12), no Ministério da Educação (MEC), em Brasília uma comitiva de reitores, agendada e liderada pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPMackenzie), juntamente com a reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff (UDF), membro do Conselho Deliberativo do CRUB, e os presidentes das associações por segmentos, prof. Silvio Iung, presidente da ABIEE; reitor João Otávio Bastos Junqueira, presidente da ABRUC; reitor Haroldo Reimer, presidente da ABRUEM; reitor Günther Lother Pertschy, presidente da ACAFE; reitor Ir. Paulo Fossati, presidente da ANEC; profa. Elizabeth Guedes, vice-presidente da ANUP; e reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, presidente do COMUNG.

Na ocasião, o titular da pasta, Ministro Ricardo Veléz Rodriguez agradeceu a presença do CRUB e fez um breve relato das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Ministério no início desta nova gestão, além de afirmar que o MEC está à serviço das universidades e não ao contrário.

Em seu discurso o ministro, enfatizou sobre a qualidade em que o aluno chega no ensino superior, afirmou que o ministério está trabalhando para encontrar as soluções, e que o mesmo conta com a ajuda do CRUB para a busca dessas soluções. Veléz ainda declarou que a universidade pública é um patrimônio da nação, e que nunca houve a intenção de passar para o domínio de empresa privada, ele assegurou que o momento é de gerenciar este patrimônio e não privatizar.

Na oportunidade o presidente do CRUB, reitor Benedito Guimarães agradeceu a recepção do Ministro e apresentou a pauta comum que vem sendo discutida no Colegiado de Reitores, além de colocar o CRUB à disposição ao diálogo com o MEC para o debate da educação como o todo.

O CRUB ainda entregou para o Ministro da Educação, um documento encabeçado pelo Colegiado com o apoio das associações, em que se destaca os pontos comuns de pauta dos diversos segmentos educacionais. O presidente do CRUB, em sua apresentação, frisou a importância do papel desempenhado pelas universidades, enfatizando que a Educação é o único caminho para a construção de um Brasil mais justo e igualitário.

O reitor Benedito Guimarães ressaltou a disponibilidade do CRUB para o diálogo permanente com o Estado com vistas à melhoria da qualidade da Educação no país. Também foram apresentados outros destaques do documento, dentre eles a preocupação dos reitores com a manutenção de programas que fortalecem as licenciaturas e a criação de políticas que promovam a ampliação do acesso ao Ensino Superior. Ainda em sua fala, o presidente do CRUB reafirmou a bandeira histórica do Colegiado, a defesa da “autonomia universitária”, destacando a burocratização do atual sistema de regulação e o modelo vigente do ENADE como um obstáculo nessa questão.

Ainda participaram da audiência o Coordenador-Geral de Planejamento e Orçamento das Instituições Federais de Ensino do MEC, Weber Gomes de Souza; o Chefe de Gabinete do MEC, Tiago Tondinelli; e o secretário executivo do CRUB, prof. Afranio Gonçalves Castro.

Foto: Andre Sousa/MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010