Ministro da Educação se reúne com os signatários do Pacto da Educação

 

reunião zika Ministro

O Ministro da Educação Aloizio Mercadante divulgou na tarde desta terça-feira (8) o balanço das ações do Pacto da Educação Brasileira contra o Zka vírus, desenvolvidas no dia 19 de fevereiro, dia em que todos os setores da educação brasileira se mobilizaram para o combate ao mosquito Aedes aegypti.

Mercadante agradeceu o empenho de todos os signatários do Pacto, além de parabenizar os envolvidos pelo sucesso da campanha ZikaZero. A campanha ocorreu entre os dias 11 e 14 de fevereiro de 2016 e mobilizou 110 municípios envolvendo mais de 100 milhões de pessoas, segundo relatório entregue na reunião.

Na oportunidade, os signatários do Pacto entregaram nas mãos do Ministro e do Secretário de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Paulo Nacif, relatório com as ações que desenvolvidas no âmbito da campanha do ZikaZero.

A secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, entregou ao ministro Mercadante o relatório contendo as ações que foram e vem sendo desenvolvidas pelas associadas ao CRUB, em conformidade ao Pacto.

Próximas ações de mobilização do ZikaZero

logo-zika-3d

O ministro da Educação divulgou também nesta terça-feira (8), as próximas ações de mobilização e o próximo Dia “D” da Educação em combate ao Aedes aegypti. Ficou definido o período de 4 a 8 de abril para ocorrerem as próximas ações de mobilização da campanha do ZikaZero. Para essa próxima etapa, o MEC pretende mobilizar as famílias e a comunidade no combate ao mosquito vetor da dengue.

A ideia inicial é que na semana de 4 a 8 de abril as escolas possam promover eventos para que os alunos da Educação Básica apresentem às suas famílias e comunidade local as ações e projetos desenvolvidos por eles, em sala de aula, para o combate ao mosquito.

Foi proposta ainda a criação de prêmios para os melhores trabalhos apresentado pelos alunos e documentados em vídeo, e para tal finalidade foi composta uma comissão para a avaliação das regras para essa premiação. O Ministro frisou a importância de a premiação ser inclusiva, ou seja, oferecer a oportunidade a todos os alunos, tanto do sistema público quanto do sistema particular de ensino. Para a Educação Superior sugerida que a premiação seja para os estudantes que desenvolvam artigos de iniciação cientifica que abordem a temática da campanha.

Em sua fala a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa, frisou a importância de envolver os docentes do ensino superior nesta nova fase da campanha. Sendo assim ela sugeriu um trabalho de interação entre os docentes e alunos da Educação Superior com o trabalho desenvolvido com os alunos da Educação Básica. A secretária sugeriu ainda que esse elo Educação Superior e Educação Básica possa ser trabalhado envolvendo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Ficou delegado ao Conselho de Reitores a participação no grupo que discutirá as ações desta próxima mobilização.

O Ministro informou que será preparada uma carta pelo MEC em parceria com as Entidades signatárias do pacto para serem enviadas a todas as instituições, traçando todas as metas e ações para a próxima mobilização. O Ministro encerrou a reunião agradecendo a participação e empenho de todos envolvidos na campanha ZikaZero e destacou a importância da aliança de todos no combate ao Aedes aegipty, concluindo a audiência com o bordão Atitute 10! Zika 0!.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010