“Não há fórmulas definidas para satisfazer o aluno”, diz Reitora da PUC-Campinas

Cresce exponencialmente no Brasil o número de pessoas que buscam por uma formação superior. Como atender às expectativas dos estudantes? O tema é debate nesta segunda-feira (28) no III Encontro Internacional de Reitores Universia, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro, com a presença demais de 1.100 reitores dos cinco continentes.

 

Para a Reitora da PUC-Campinas, Angela de Mendonça Engelbrecht, as universidades devem conhecer com precisão o que cada aluno espera, deseja e precisa com relação ao curso. Isso não é tarefa simples. “A correspondência entre expectativas do estudante e o que as universidades oferecem para suprir esse anseio vem se tornando cada vez mais complexa. Por isso, não há fórmulas definidas para satisfazer o aluno”, disse.

 

Como, então, superar esse impasse? “A universidade deve se manter em permanente estado de mudança”, apontou a Reitora da PUC-Campinas. “O que é desejável para um estudante, nem sempre corresponde ipsis litteris ao que o outro quer. A universidade precisa lidar com esse perfil evitando, por exemplo, a massificação e nivelamento nos processos de ensino e aprendizagem. Cada aluno deve ser respeitado como indivíduo”, concluiu.

 

Fonte: Universia Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010