Letícia de Oliveira, neurocientista com doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é a entrevistada do PodCAPES de setembro que aborda a equidade de gênero na ciência. O programa foi lançado nesta segunda-feira dia 16, nas principais plataformas de áudio.
A pesquisadora destacou que há sete anos trabalha com iniciativas que buscam acelerar a participação feminina na ciência como o Movimento Parent in Science, além de integrar grupos organizados com esse fim na Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), na Universidade Federal Fluminense (UFF) e na própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), onde compõem o Comitê Permanente de Equidade de Gênero.
Considerando-se uma “otimista”, Letícia reforça que estamos com transformações importantes, no entanto é preciso acelerar essas ações. Segundo a cientista, o Fórum Econômico Mundial estimou em 130 anos o tempo para que os países alcancem equidade de gênero na ciência, entre 146 nações. “Ou seja, nem nossas netas verão essa equidade”, ressaltou.
Letícia também mencionou que ao falar sobre mulheres não se pode generalizar a criação de uma política de inclusão única, já que o espectro feminino possui diferentes perfis como negras e brancas, indígenas e não indígenas, mães e mulheres sem filhos e outros.
A cientista é uma das organizadoras do livro ‘Mulheres na Ciência: O que mudou e o que ainda precisamos mudar’, que reuniu diversos artigos de outras pesquisadoras sobre o tema.
O episódio também traz depoimentos de Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, de Rosy Isaias, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e primeira pesquisadora negra a alcançar o nível 1A de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de Ana Cláudia Farranha, doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Esta edição do PodCAPES, bem como as anteriores, pode ser acessada no YouTube, no Spotify, na Amazon Music e no Google Cast. Ouvintes que queiram participar trazendo dúvidas, sugestões de pauta ou contando suas experiências com a CAPES, podem enviar e-mail para mailto:podcapes@capes.gov.br.
Fonte: CAPES