Nova parceria premia mulheres no Prêmio CAPES de Tese

Parceria homenageia autoras na área de biotecnologia

Parceria homenageia autoras na área de biotecnologia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) assinou parceria com a organização americana Dimensions Sciences (DS) para condecorar doutoras no Prêmio CAPES de Tese, conforme publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira, 20. Esta é a primeira vez que a Coordenação apoia premiação voltada especificamente para o público feminino.

Conforme o acordo de cooperação, uma autora na área de biotecnologia, com tema voltado para inovação e empreendedorismo, será selecionada para receber o reconhecimento nos editais do Prêmio de 2020 e 2021. Entre as teses já inscritas para o certame deste ano, a comissão de premiação fará a seleção conforme os critérios estabelecidos, para que uma doutora receba o valor de U$2 mil, pagos pela Dimensions Sciences.

Com o lema ‘Inspirando Futuros Cientistas’, a Dimensions Sciences é uma organização americana sem fins lucrativos com sede em Washington, Estados Unidos, fundada por Márcia Vasconcellos Fournier, cientista brasileira e ex-bolsista da CAPES. A DS busca capacitar cientistas e estudantes, fornecendo bolsas de estudo para acesso a programas de ensino superior, pesquisa científica, inovação e intercâmbio internacional de pesquisadores.

Prêmio CAPES de Tese
A CAPES divulgou os 49 selecionados na 15ª edição da premiação, em 1º de outubro. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio, que em 2020 será virtual por causa da pandemia, outros 94 candidatos receberão menções honrosas.

Além da nova parceria com a Dimensions Sciences, a iniciativa conta, ainda, com o apoio da Fundação Carlos Chagas, da Comissão Fulbright e do Instituto Serrapilheira, que também oferecerão prêmios adicionais aos autores das teses vencedoras.

Assessoria de Comunicação Social da Capes

Fonte: MEC