Número de bolsas no País deve superar 104 mil até 2024

A CAPES prevê uma concessão de 104.705 bolsas de pós-graduação no País, de março de 2023 a fevereiro de 2024. Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, apresentou o número em encontro com representantes de instituições do Centro-Oeste, na Universidade de Brasília (UnB), nesta terça-feira, 21 de março.

A quantidade engloba Programas institucionais e estratégicos. Estes, aliás, destacaram-se na fala da gestora. Bustamante ressaltou, em especial, os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG): “Esses Programas envolvem temas estratégicos e a consolidação de instituições novas, sempre atrelado à formação de recursos humanos”.

Dois exemplos de PDPG são os voltados para a Amazônia Legal, um geral e outro específico para equipamentos, e para a Região do Semiárido. A presidente da CAPES citou a necessidade de se criar uma ação voltada para o Centro-Oeste, incluindo os biomas Cerrado e Pantanal.

Ainda sobre o lançamento de programas, a gestora citou o Residência Docente, pelo qual serão concedidas 10 mil bolsas a egressos dos cursos de licenciatura e professores em início de carreira, e enfatizou a relevância que a Universidade Aberta do Brasil (UAB), principal programa de indução à educação a distância do governo federal: “São 460 polos, 55% dos quais estão em cidades e municípios com índices de desenvolvimento humano baixos e médios. A instalação de um polo UAB nessas regiões é um fator de desenvolvimento desses municípios”.

Marcelo Turine, reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), disse que a apresentação e os números destacados pela presidente da CAPES são “direcionadores de muitas políticas”. Sobre a reunião com membros de outras instituições do Centro-Oeste, explicou ser importante para “alinhar projetos de redução de assimetrias dentro do Centro-Oeste”. Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília (UnB), complementou: “Queremos trabalhar para estabelecer uma rede de ações integradas das universidades federais do Centro-Oeste para o desenvolvimento sustentável da região”.

Também compareceram à reunião as reitoras das Universidades Federais de Goiás (UFG), Angelita de Lima, de Catalão (UFCat), Roselma Lucchese, e de Rondonópolis (UFR), Analy Castilho, e os reitores das Universidades Federais de Mato Grosso (UFMT), Evandro Silva, da Grande Dourados (UFGD), Jones Goettert, e de Jataí (UFJ), Américo Nunes.

 

Fonte: CAPES