Por Ronaldo Mota*
Vivemos tempos intrigantes e eles impactam na educação ou dela resultam. O mundo contemporâneo superestima valores como exclusividade, novidade e originalidade, cada qual à sua maneira. Em geral, tais características têm marcas mais externas e individuais do que internalizadas e coletivas, sendo normalmente mais cosméticas e menos profundas. Porém, estamos na transição e nas mudanças todos os gatos parecem pardos, mesmo quando não são.
Exclusividade muitas vezes é vista como sendo possuir ou desfrutar de algo que os demais não podem ter. O futuro incorporará a este conceito elementos de criatividade, especialmente reconhecidos pelo eventual impacto positivo ao bem comum. Aquilo que é medido hoje pela exclusão, terá como principal indicador ser, ou não ser, compartilhável. Novidade está, por vezes, associada a fazer uso individual em detrimento dos demais, independente do valor em si. Na fase mais madura, é possível que, transcendendo o modismo simples, novidade significará, principalmente, se distinguir por ousar, ser diverso do antes e valorizada pelo pioneirismo ou nível de inovação. Originalidade costuma ser confundida com aquilo que distingue, inibindo os demais de usufruir. Tempos virão em que ser original, essencialmente, significará propiciar bens, serviços e experiências de qualidade para muitos.
As tecnologias digitais são as grandes geradoras dessas transformações, porém, elas, isoladamente, não têm as soluções para uma transição adequada. Educação tem, por certo, um papel central neste processo, ainda que não exclusivo. Pensar as novas metodologias compatíveis com os propósitos acima representa um grande e complexo desafio contemporâneo. O que se sabe é que, em princípio, as tecnologias digitais permitem transformar escassez em abundância.
Desenvolver metodologias de aprendizagem inovadoras para um mundo onde conhecimento, progressivamente, se transforma em commodity barata e de fácil acesso, significa ter respostas para um conjunto adicional de competências que o ensino tradicional não consegue mais dar conta. Muito além da cognição, mais associada à recepção de informação ou ao simples aprender, o desafio passa a ser o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, ou seja, o incremento da consciência do educando acerca dos mecanismos segundo os quais ele aprende, ou seja, o aprender a aprender. Enquanto podemos considerar razoável mensurar cognição por horas ou créditos, cristalizados em notas de testes clássicos, a aprendizagem metacognitiva não está diretamente correlacionada ao tempo dispendido ou mesmo à informação acumulada no período, tornando a avaliação dos níveis metacognitivos muito mais sofisticada.
O ambiente educacional que estimula aprendizagens inovadoras implicará em inéditos processos educacionais. Entre eles, destaco, a título de ilustração, a aprendizagem que se inicia com um conjunto de cursos, majoritariamente disciplinares e basicamente online, mais associados com o que estamos acostumados em termos de transmissão de conhecimento. Na sequência, ou em paralelo, a complementação do processo via a participação ativa em um “campus físico”, ou espaços similares, visando a execução de projetos, em geral interdisciplinares e desenvolvidos em equipe. A completeza do pensamento crítico, a preparação ao processo de aprendizagem contínua ao longo da vida e as habilidades em solução de problemas se darão, principalmente, nesta segunda etapa.
Quando o novo se afastar do antigo e emergir o mais profundo, os conceitos atuais de exclusividade, originalidade e novidade estarão profundamente modificados. Mais do que desfrutar individualmente de um bem ou serviço, em geral valorizado pela exclusão dos demais, no futuro, serão especialmente reconhecidas a capacidade de criação e a disponibilização abundante de produtos e processos que contribuam e sejam compatíveis com o desenvolvimento econômico, social e ambiental harmônico e sustentável. Pode parecer ingênuo, mas não é. Se não soubermos onde queremos chegar, melhor nem ousar trilhar os novos caminhos.
*Ronaldo Mota é Reitor da Universidade Estácio de Sá, Pós-doutor em Física pela University of Utah e University of British Columbia e escreve sobre novas tecnologias na educação contemporânea e metodologias educacionais inovadoras.
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