O desafio de preservar nossas águas e florestas será tema de debate na Ufal

A proposta do projeto “Ufal debate grandes temas”, realizado pela Pró-reitoria de Extensão, é reunir a comunidade universitária para refletir sobre questões que interessam a todos. O debate é uma motivação para que alunos e professores de áreas diferentes possam compartilhar conhecimentos sobre temas contemporâneos, que estão em pauta no país e no mundo. “O objetivo é promover o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmica, trazendo-os para as praxes cotidianas da universidade e da sociedade. Queremos fomentar apreciações junto à coletividade, a respeito de questões consideradas de urgência social”, ressalta Ulysses Gomes Cortez Lopes, ecólogo e pesquisador da Ufal.

A terceira edição do projeto será realizada na segunda-feira, 17 de março, a partir de 9 h, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria. O tema em discussão será “Águas e florestas: desafios para a Gestão Sustentável”. Segundo o coordenador do projeto, é importante que professores e alunos entendam esses debates como parte da formação acadêmica.

 

“A nossa sugestão é que os professores indiquem os debates como atividade acadêmica, incentivando os alunos a participarem e trazerem suas considerações para aprofundamento em sala de aula. Ao viabilizar discussões que transponham o espaço da sala de aula, pretende-se dar a essas, uma dinâmica que esteja embasada na perspectiva antagônica de pensamentos”, sugere Ulysses Gomes.

 

O tema está relacionado à duas datas do calendário internacional de reflexões e propostas: em 21 de março é celebrado no mundo todo o dia da Floresta e no dia 22, celebra-se a importância da água para a manutenção da vida na Terra. Para debater o assunto, foram convidados: Vladimir Caramori Borges de Souza, professor pós-doutor do Centro de TEcnologia da Ufal e diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos; o engenheiro Álvaro José Menezes da Costa, presidente da Casal, e a professora Letícia Ribes de Lima, doutora em Biologia e coordenadora do curso de graduação, bacharelado em Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde da Ufal.

 

Para mediar o debate, outro reconhecido especialista no tema, o jornalista Anivaldo Miranda, mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Ufal, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e superintendente de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. “Esperamos que, além dos alunos, professores e pesquisadores em Meio Ambiente, esse tema importante atraia também a participação dos calouros, que vão iniciar a vida acadêmica a partir de março e já podem começar debatendo grandes temas”,convida Ulysses Gomes.

 

Entre os pontos que vão estar em debate, relacionados ao tema Água e Florestas, estão os seguintes: o papel dos sistemas florestais no ciclo das águas, as florestas e a precipitação das chuvas, a desflorestação e os impactos e consequências para a gestão das águas, impactos e consequências das mudanças no código florestal, mudanças climáticas, acesso e distribuição da água potável em Alagoas, a particularidade do semiárido alagoano, uso das águas subterrâneas em Alagoas, contaminação e perdas no sistema hídrico, o processo de urbanização e consequências para a gestão das águas, a disponibilidade de água e as mudanças climáticas.

 

Fonte: Ufal

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010