Parceria científica entre Unesp e Unaerp identifica superbactéria que atinge tilápias no Brasil

Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista – UNESP, realizada em parceria com a Unaerp, descreveu, pioneiramente em nível mundial, a bactéria Klebsiella pneumoniae multirresistente (popularmente conhecida como superbactéria), responsável por infecções em tilápias-do-nilo, um dos peixes mais consumidos no Brasil e no mundo. A descoberta científica foi destaque em publicação da CAPES nesta quarta-feira, 18 de janeiro. Confira aqui.

O trabalho foi desenvolvido pela doutoranda Daiane Vaneci da Silva no Laboratório de Microbiologia e Parasitologia de Organismos Aquáticos, do Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Jaboticabal, sob orientação da professora Fabiana Pilarski. Os estudos de caracterização e epidemiologia molecular das superbactérias foram realizados no Laboratório de Bacteriologia e Biologia Molecular da Unaerp, coordenado pelo professor André Pitondo da Silva. Participaram do estudo também o docente Rafael Nakamura da Silva e a doutoranda Mariana de Oliveira Silva, ambos do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental da Universidade.

Pitondo-Silva ressalta que a descoberta despertou preocupação dos pesquisadores, pois a bactéria não é comum em peixes, sendo uma espécie associada a vários tipos de infecções em humanos, como infecções urinárias e hospitalares, septicemia e pneumonias, com alta capacidade de disseminação e resistência aos antibióticos.

Segundo o pesquisador, o estudo é importante para o controle da disseminação de patógenos bacterianos veiculados em humanos, animais, alimentos e ambiente. “Pesquisas desse tipo têm sido muito incentivadas pela Organização Mundial da Saúde e por agências de fomento à pesquisa, sendo vinculadas ao que se convencionou denominar One Health (saúde única), a qual abrange saúde humana, animal e ambiental no controle da disseminação de patógenos diversos”, destaca.

Confira artigo completo sobre a pesquisa científica publicado na Science Direct, da editora Elsevier, neste link: https://doi.org/10.1016/j.aquaculture.2021.737376

Da esquerda para a direita: o professor e pesquisador da Unaerp, André Pitondo da Silva; a doutoranda da UNESP, Daiane Vaneci da Silva, e a professora da UNESP, Fabiana Pilarski

 

Foto/Fonte: Unaerp