Alunos do curso de Engenharia Química da Fundação Educacional Inaciana Pe. de Medeiros (FEI) vivenciam oportunidade de exercitar conhecimentos teóricos para oferecer soluções a problemas reais. A parceria entre a Instituição e a BASF – líder Mundial na indústria química -, que iniciou-se na década de 70, vem promovendo iniciativas construídas em conjunto.
Recentemente, os alunos da FEI tiveram a oportunidade de atuar em projetos voltados para as tendências da indústria atual, como eficiência energética, recursos naturais, desenvolvimento profissional, e análises de dados e negócios, aplicando a expertise do Power BI.
A iniciativa – liderada na FEI pelo Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres, Vice-reitor de Ensino e Pesquisa e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, – ocorreu ao longo de 2023 e possibilitou que os estudantes criassem dashboards interativos, além de relatórios visuais que facilitam a tomada de decisões baseada em dados, preparando-os para desafios reais do mercado.
“Como participante do projeto, pude ter contato com uma das maiores indústrias químicas do mundo e como engenheiro químico, isso muda o patamar da minha formação. Acredito que tenha sido importante para meu desenvolvimento profissional e para o meu aprendizado na área de engenharia de processos, a qual eu espero trabalhar quando formado”, ressalta Guilherme Escocard, estudante do curso de Engenharia Química da FEI e um dos participantes do projeto. No total, 12 estudantes da graduação contribuíram para o desenvolvimento dos estudos em parceria.
Outro caso de destaque foi o da aluna Mariana Garavatti, que ressaltou o enriquecimento que a iniciativa agregou para a sua ampliação de conhecimento teórico e prático. “Com essa oportunidade meu crescimento profissional se expandiu e, atualmente, fui contratada pela própria BASF, como estagiária de Engenharia de Processos. Tenho o maior orgulho de falar que foi com esse projeto em parceria com a FEI que abriu meus olhos para estar onde estou hoje e trilhar minha trajetória, que só está no início”, complementou.
Ao avaliar os resultados que a iniciativa trouxe em 2023, o Prof. Dr. Ricardo Belchior Torres revelou seu otimismo em dar continuidade ao projeto e expandi-lo para que a parceria evolua nos próximos anos. “Estamos felizes com os resultados dos primeiros projetos e entusiasmados para continuarmos essa parceria com a BASF para os próximos anos. Essas experiências têm motivado os nossos estudantes e sido fundamentais para a formação integral dos nossos futuros Engenheiros Químicos”, explicou.
Fonte: Portal FEI