Uma pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi premiada no 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade 2022, realizado em julho deste ano. O artigo “A divulgação dos créditos de carbono nos relatórios de sustentabilidade do setor energético brasileiro: um estudo comparado em empresas das regiões sudeste e nordeste”, da ex-aluna do Curso de Ciências Contábeis, Thays Maria de Souza Silva, e da professora doutora Tânia Cristina Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), venceu na categoria “Relato Integrado”.
O estudo investiga como os créditos de carbono são divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas distribuidoras de energia elétrica, analisando a evolução das emissões de gases poluentes de 2017 a 2019, e o que elas trazem nos relatórios sobre metas e compromissos para um mundo mais limpo e sustentável. A produção é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ex-discente, que foi remodelado, atualizado e submetido ao evento.
Para Thays Maria o prêmio é um incentivo para dar continuidade aos estudos e seguir pesquisando na área. “Ser reconhecida por uma das melhores universidades do Brasil é um privilégio, é mais um incentivo para o ingresso no mestrado e, posteriormente, no doutorado. É uma recompensa por meses de estudos e dedicação para que fosse possível a escrita do artigo”, observou.
A professora Tânia Cristina, orientadora da pesquisa, destaca que o TCC foi aprovado com conceito máximo. Para a docente a premiação representa a esperança de continuar o trabalho de docência e pesquisa. “Acredito ser essencial semear, regar e cultivar pesquisas em nossa área de conhecimento que possam contribuir com a formação, crescimento profissional e principalmente que atendam demandas das organizações”, afirmou.
O artigo completo está disponível nos anais do congresso e pode ser acessado através do endereço https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/Anais.