Pesquisa da Uefs premiada em Congresso de Contabilidade da USP

Uma pesquisa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi premiada no 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade 2022, realizado em julho deste ano. O artigo “A divulgação dos créditos de carbono nos relatórios de sustentabilidade do setor energético brasileiro: um estudo comparado em empresas das regiões sudeste e nordeste”, da ex-aluna do Curso de Ciências Contábeis, Thays Maria de Souza Silva, e da professora doutora Tânia Cristina Azevedo, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), venceu na categoria “Relato Integrado”.

O estudo investiga como os créditos de carbono são divulgados nos relatórios de sustentabilidade das empresas distribuidoras de energia elétrica, analisando a evolução das emissões de gases poluentes de 2017 a 2019, e o que elas trazem nos relatórios sobre metas e compromissos para um mundo mais limpo e sustentável. A produção é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da ex-discente, que foi remodelado, atualizado e submetido ao evento.

Para Thays Maria o prêmio é um incentivo para dar continuidade aos estudos e seguir pesquisando na área. “Ser reconhecida por uma das melhores universidades do Brasil é um privilégio, é mais um incentivo para o ingresso no mestrado e, posteriormente, no doutorado. É uma recompensa por meses de estudos e dedicação para que fosse possível a escrita do artigo”, observou.

A professora Tânia Cristina, orientadora da pesquisa, destaca que o TCC foi aprovado com conceito máximo. Para a docente a premiação representa a esperança de continuar o trabalho de docência e pesquisa. “Acredito ser essencial semear, regar e cultivar pesquisas em nossa área de conhecimento que possam contribuir com a formação, crescimento profissional e principalmente que atendam demandas das organizações”, afirmou.

O artigo completo está disponível nos anais do congresso e pode ser acessado através do endereço https://congressousp.fipecafi.org/Congresso/Anais.