Pesquisa inédita mostra a contribuição das universidades no ingresso de seus alunos no mercado de trabalho

Será lançada em setembro uma pesquisa inédita realizada pela Universia, rede ibero-americana de cooperação acadêmica que atua como ponte entre o jovem e o mercado de trabalho, em parceria com a Fundação Instituto Administração (FIA). “O Papel das Instituições de Ensino Superior na Empregabilidade de Seus Alunos” identificará a relação entre a evolução da carreira do jovem profissional com diploma universitário em função do curso, região e instituição de ensino.

Os resultados da pesquisa serão apresentados pela primeira vez ao público no Seminário Universidade e Empregabilidade, que ocorrerá nos dias 20 e 21 de setembro de 2016, em São Paulo. As inscrições já estão abertas e a expectativa da organização do evento é receber entre 150 e 200 acadêmicos, entre reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos e profissionais envolvidos com o tema, que poderão se atualizar sobre o assunto e fazer um amplo networking.

“Queremos promover um debate sobre como aperfeiçoar a preparação dos alunos para o mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa somados ao compartilhamento de experiências de instituições de ensino e de empresas podem contribuir para a gestão das universidades e para a inovação na educação”, comenta Joel Dutra, responsável técnico pela condução da pesquisa e pela validação da metodologia utilizada. Joel é coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas na PROGEP/FIA, um dos coordenadores técnicos da pesquisa ‘Melhores Empresas para se trabalhar’ e chairman do evento.

No dia 20 de setembro serão ministradas palestras sobre a influência do idioma inglês na empregabilidade e sobre as competências que as universidades buscam nos jovens talentos, além da apresentação dos resultados da pesquisa. No dia 21 haverá palestra sobre as diferenças entre as gerações que estão ativas no mercado de trabalho e serão apresentados cases de sucesso promovidos por instituições de ensino superior do País. As palestras e debates serão conduzidos por executivos de importantes empresas e instituições, como Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Centro Paula Souza, Embraer, Johnson & Johnson e Banco Santander.

SERVIÇO

O que: Seminário Universidade e Empregabilidade
Quando: 20 e 21 de setembro de 2016
Onde: Auditório do Mezanino na Torre Santander. Avenida Juscelino Kubitschek, 2.235. Vila Olímpia. São Paulo-SP.
Por que ir: será lançada a pesquisa inédita “O papel das Instituições de Ensino Superior na empregabilidade de seus alunos”, oportunidade de atualização e de networking
Capacidade: 200 participantes
Perfil do participante: acadêmicos, desde o professor ao reitor da instituição de ensino.
Como se inscrever: Acesse o link de inscrição aqui.

Sobre a Universia – Fundada em 2000, na Espanha, é reconhecida como a maior rede ibero-americana de cooperação acadêmica e chegou ao Brasil em 2002. Seu principal objetivo é estimular a colaboração e a geração de valor nos projetos compartilhado entre universidades e empresas. Atua em colaboração com as universidades para promover a empregabilidade e levar conhecimento e formação à sociedade com um modelo de atuação único e inovador. A Universia está presente em 23 países, com 19,2 milhões de estudantes e professores e 1.401 universidades parceiras no mundo. No Brasil, são 404 universidades conveniadas, com 5.800 milhões de professores e alunos. A rede também atua com foco nas linhas estratégicas de Emprego, Formação e Comunicação. Para mais informações, acesse: www.universia.com.br.

Fonte: XCOM, a agência de comunicação da Universia

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010