A Coalizão Covid Brasil reúne pesquisadores de renomados hospitais e centros de pesquisa do país. O HUM integra as pesquisas que testam a hidroxicloroquina e um corticóide.
Enquanto na linha de frente profissionais de saúde se esforçam para salvar vidas, nos centros de pesquisa a corrida contra o tempo é por uma vacina ou um tratamento eficaz contra o coronavírus.
Em cada país, uma iniciativa. No Brasil, pesquisadores de hospitais renomados como o Sírio Libanês e o Albert Einstein, instituições de ensino e centros de pesquisas se uniram ao MInistério da Saúde num grande projeto: a Coalizão Covid Brasil. O Hospital Universitário de Maringá participa desta coalizão.
O objetivo é testar medicamentos que podem ser eficazes no tratamento da Covid-19. Pacientes com sintomas leves ou graves participam do estudo.
O HU colaborou no estudo com a hidroxicloroquina em pacientes graves e está colaborando nos estudos com a hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves, com a dexametasona, que é um corticóide. Possivelmente também irá participar de um estudo com um anticoagulante.
Só um destes estudos já teve o resultado divulgado, explica o médico Edvaldo Vieira de Campos, coordenador da UTI adulto do HU e integrante da Coalizão Covid Brasil. [ouça no áudio acima]
O estudo com a hidroxicloroquina em pacientes graves foi publicado na revista científica New England Journal of Medicine, da Universidade Harvard e uma das mais rigorosas do mundo.
Fonte: CBN Maringá