Pesquisadores da Unoeste deixam portas abertas na Inglaterra

Após oito meses em missão científica no Reino Unido, os professores pesquisadores Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio retornam à Unoeste. No Kew Royal Botanic Gardens, o Jardim Real Botânico da Inglaterra, desenvolveram três pesquisas sobre fertilização, maturação e conservação de sementes de orquídeas junto ao Millennium Seed Bank Project, o projeto global de armazenamento de sementes com a finalidade de preservar a biodiversidade mundial. A qualidade dos estudos resultou em elogios e motivou os pesquisadores ingleses em manter as portas abertas, com a possibilidade de intercâmbio para professores e alunos.

 

Amparados pelo governo federal, com bolsas de estudos do programa Ciência sem Fronteiras, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o casal de doutores se propôs em produzir duas pesquisas, que eram as de maturação de sementes e de armazenamento de sementes, mas foram além, ao pesquisarem a fertilização, por conta de encontrem orquídeas em fase de florescimento. Machado e Ceci conquistaram a admiração de seus colegas, pelo volume de trabalho, aliado à dedicação para com a qualidade e à ousadia em desenvolverem experimentos no mínimo arriscados.

 

Em reunião científica, ocorrida pouco antes do início do recesso de final de ano, o líder do grupo de 10 pesquisadores que os recepcionaram, Hugh Pritechard, os classificou como extremamente ousados, por proporem um trabalho arriscado. “Tinham muitos gargalhos que poderiam comprometer os projetos”, explica Barbosa. Daí, os elogios, por serem audazes em propor e cumprir. A colaboradora Louise Colville apontou para a qualidade do trabalho e ao fato de que os pesquisadores da Unoeste trabalharam bastante, aproveitando ao máximo o tempo da estadia internacional.

 

O gerente do Millennium, Paul Smith, manifestou agradecimento pelo trabalho realizado e disse esperar o retorno dos brasileiros em outras oportunidades, preconizando parcerias. “Isso é importante para nós pessoal e institucionalmente, abrindo a possibilidade de intercâmbio aos nossos colegas da Unoeste; professores pesquisadores e também alunos”, comentam Barbosa e Ceci e manifestam satisfação com o aprendizado acadêmico e de vivência humana, com as previstas publicações científicas e pelas relações interinstitucionais que poderão ser de mão dupla: enviar e receber pesquisadores.

 

O momento é de produção dos relatórios a serem enviados ao CNPq até o começo de março, após o que receberão o certificado do termo de estágio. O primeiro de três artigos científicos está em fase de produção e os demais dependem de análises estatísticas, etapa em que também contam com o deliberado apoio do tutor Marks Timothy. A expectativa é de que até o final deste ano ocorram as publicações sobre os experimentos com duas espécies: a Dactilorhyza fuchsii, nativa da Europa, e Disa Uniflora, nativa da África do Sul.

 

Gratidão – Nelson e Ceci agradecem o apoio da Reitoria da Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria Acadêmica e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, que permitiram suas ausências, respectivas, das aulas na graduação (ele, Agronomia e Ciências Biológicas; ela, Agronomia e Zootécnica) e nos programas de mestrado e doutorado em Agronomia. Também manifestam gratidão e elogiam o CNPq por financiarem pesquisadores brasileiros em missões científicas internacionais, contemplando o doutorado e o pós-doutorado, além de oferecer bolsas sanduíches aos estudantes de graduações.

 

Durante os estudos no Reino Unido, o casal participou de um congresso internacional em Antália, no sul da Turquia. Fora do trabalho, passaram por alguns dias em Paris (França), Dublin (Irlanda), Edimburgo (Escócia) e Cardiff (País e Gales). Na Inglaterra tiveram a oportunidade de conviverem com três pesquisadores brasileiros: Manuel Lima Júnior, da Universidade Federal de Manaus em pós-doutorado com bolsa CNPq; Ivana Oliveira Virgens, da Universidade Estadual da Bahia, e Simone Pohl, da Universidade Federal de Pelotas/RS, ambas em doutorado sanduíche com bolsa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unoeste

 

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010