Plano Nacional de Graduação 2022: CRUB divulga Versão 1 do PNG e recebe contribuições em consulta pública virtual

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) disponibilizou para consulta pública o Plano Nacional de Graduação (PNG). O prazo para contribuições termina em 30 de agosto (acesse o documento). O objetivo é ampliar o diálogo e registrar as percepções de representantes de vários segmentos da educação superior (comunitárias, particulares, públicas estaduais/municipais e públicas federais), para construir propostas urgentes e indispensáveis para uma nova política para as Instituições de Ensino Superior. 

O CRUB já divulgou o documento do PNG para as Reitoras e Reitores das IES associadas e para as seguintes Associações/Entidades: ABIEE, ACAFE, ABRUC, ABRUEM, ANEC, ANUP, COMUNG, FORCOM, SEMESP, ANDIFES, UNE e UBES. Mais de 540 profissionais da Educação participaram dos debates durante os 11 encontros realizados no Ciclo de Debates do PNG em 2021 e 2022 (você pode assistir os encontros em youtube.com/c/CrubTV).   

Sobre o PNG 

O Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Graduação – PNG/CRUB é formado pelo  Vice-Presidente do CRUB, Professor Waldemiro Gremski (PUCPR), que coordena os trabalhos juntamente com as Professoras Cássia Ferri (FURB), Sissi Kawai Marcos e o Professor Lúcio José Dutra Lord (UNEMAT), além dos colaboradores do CRUB. 

A Versão 1 do PNG/CRUB foi apresentada na 98ª Assembleia Geral Ordinária do CRUB, realizada nos dias 27 e 28 de julho, em Brasília. O evento promoveu um intenso debate sobre desafios e oportunidades na gestão das universidades. 

Durante a assembleia, o Vice-Presidente do CRUB, Professor Waldemiro Gremski, explicou que, com a elaboração do PNG, o Conselho busca uma atualização do ensino superior, capaz de preparar profissionais e sujeitos adaptados às características do mundo contemporâneo. “Nossa premissa básica é convergir nossos melhores esforços para tornar o ensino superior cada vez mais acessível, com qualidade sustentável, moderno, justo, uma educação superior aberta para o mundo, internacionalizada, oferecendo uma formação conforme existem os desafios dos tempos atuais”, explicou. 

Subtemas do PNG/CRUB abordados nos Encontros e compilados na Versão 1:

  1. A graduação em contexto de transformação;
  2. Um novo modelo de Instituição de Educação Superior;
  3. Docência universitária; 
  4. Engajamento Estudantil: a graduação centrada na aprendizagem dos estudantes;
  5. Financiamento da Educação Superior;
  6. Regulação e Avaliação da Educação Superior; e 
  7. Relação IES (Universidades) e Empresas (mundo do trabalho).