Portal de Periódicos: uma base científica consolidada

Há 20 anos, fornece conteúdo científico de alto nível a pesquisadores de todo o País

Há 20 anos, fornece conteúdo científico de alto nível a pesquisadores de todo o País

A consolidação da maior base científica de apoio à pesquisa no Brasil e o futuro do acesso aberto à ciência foram alguns dos temas apresentados no IV Seminário do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O encontro online atraiu quase 600 pessoas, nesta quarta-feira, 11, data da comemoração dos 20 anos de sua criação.

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, lembrou que há 20 anos a criação do Portal gerou muita repercussão na comunidade científica, com uma grande expectativa e, “hoje, comemorar a consolidação da maior base de apoio à pesquisa do País é motivo de orgulho para a CAPES”. O gestor agradeceu a “todos que passaram ao longo dessa história e contribuíram para essa trajetória exitosa”.

Orgulhosa por ter participado da sua implantação e por acompanhar seu sucesso, Zena Martins, diretora de Programas e Bolsas no País da CAPES, avaliou que o Portal de Periódicos “se consolidou como uma ferramenta importante e inovadora para as atividades de ensino e pesquisa no Brasil, por reunir em um único espaço virtual as melhores publicações do mundo e promover a democratização do acesso à informação científica”.

Dados
Andréa Vieira, coordenadora-geral do Portal de Periódicos, fez um breve histórico sobre os 20 anos do Portal e lembrou que sua missão é promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil, por meio do acesso online à informação científica de alto nível.

ende a 435 instituições de ensino e pesquisa de todo o País, somando 459,2 mil usuários ativos. Até o final do terceiro trimestre de 2020, foram mais de 43 mil acessos a textos completos.

Palestras
Eliseo Reategui, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lembrou o papel fundamental que o Portal cumpre na oferta de conteúdo para professores e pesquisadores de todo o País. Ao falar sobre personalização de bibliotecas digitais, mostrou possibilidades da criação de redes a partir da recomendação de itens e acredita que “essas técnicas podem aumentar o potencial do excelente trabalho exercido pelo Portal de Periódicos”.

Nelson Simões, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), apresentou a estrutura da RNP e destacou que, sobretudo nesse momento de pandemia, “o digital se tornou essencial para a continuidade de qualquer coisa”. Ele apontou aspectos positivos e negativos percebidos nesse período e apresentou sugestões de impulsionadores de tecnologia na educação pós-COVID-19.

Para John Willinsky, da Universidade de Stanford (EUA), “o Brasil tem um papel global de liderança em relação à fonte aberta de conhecimento”. Do seu ponto de vista, o País “desempenha um papel fundamental no acesso aberto à ciência”.

Foto: Naiara Demarco – CCS/CAPES

Fonte: CAPES