Pós-graduação: Conselho Técnico-Científico promove 200ª reunião

Principal assunto da pauta é a avaliação quadrienal, que terá atividades ao longo de 2021

Principal assunto da pauta é a avaliação quadrienal, que terá atividades ao longo de 2021

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) deu início a sua 200ª reunião na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro. Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), destacou as atividades ao longo do ano, disse que 2020 tem chegado ao fim “de forma bastante exitosa”, e destacou o trabalho que a área de avaliação da Fundação terá ao longo do ano de 2021.

Nos próximos dias, será publicado o calendário das atividades da avaliação quadrienal. Os trabalhos se estendem durante 2021 com a coleta de dados referentes a 2020, análises qualitativa e de indicadores, publicação de resultado preliminar e final, entre outros passos importantes nesse momento de encerramento e abertura de ciclo na pós-graduação brasileira.

Outro assunto destacado por Aguiar foi o Prêmio CAPES de Tese, cuja solenidade de entrega ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro, das 17 às 19 horas. Por causa da pandemia, o evento será restrito. Já são conhecidos os vencedores das 49 áreas do conhecimento, mas falta laurear os ganhadores dos três colégios: Ciências da Vida, Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e Humanidades.

Também foi citado o evento comemorativo dos 20 anos do Portal de Periódicos da CAPES. A maior base de apoio à pesquisa científica do Brasil completou duas décadas de existência, celebradas na última quarta-feira, 11. Em 2020, o portal registrou recorde de acessos: 7,3 milhões entre março e setembro.

Sobre o Conselho
O CTC-ES é um colegiado formado por diretores da CAPES e representantes de cada uma das grandes áreas do conhecimento e de associações de relevância para pós-graduação brasileira.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Foto: CAPES

Fonte: CAPES