O período marca transição de ciclos, tendo como principal tema a avaliação quadrienal de 2017 a 2020
Benedito Aguiar, presidente da CAPES, destaca que 2021 será um ano de transição para a pós-graduação brasileira, com o término de um ciclo avaliativo e o início de um novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). “A avaliação é a principal ferramenta de que dispomos para trazer avanços no novo Plano Nacional de Pós-Graduação”, afirma. O atual PNPG, iniciado em 2011, se encerra em 2020.
Logo em 1º de janeiro tem início a coleta de dados de 2020, etapa que se encerra em 31 de março, com a chancela das informações enviadas. De abril a setembro, há o período para destaques na Plataforma Sucupira, classificação da produção intelectual, análise das comissões de avaliação e atividades de relatoria.
A principal etapa está prevista para começar no fim de setembro e seguir até a primeira quinzena de outubro, quando o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) delibera e define a Avaliação Quadrienal. Os resultados saem entre 18 e 22 de outubro.
Acrescentando as medidas sanitárias adotadas para enfrentamento da pandemia e as restrições orçamentárias impostas à CAPES para o próximo ano, Flávio Camargo, diretor de Avaliação da Fundação, destaca: “São muitos os obstáculos a superar. Certamente, com o apoio da comunidade acadêmica, a dedicação dos membros dos Colégios e do CTC-ES, e o comprometimento da equipe da DAV [Diretoria de Avaliação], as atividades serão realizadas de maneira a garantir a qualidade e o sucesso do processo avaliativo”.
Depois da primeira publicação de resultados, a DAV estipula um período para pedidos de reconsideração, entre outubro e dezembro. Também para o último mês de 2021, está previsto um período para nova deliberação do CTC-ES sobre essas solicitações. A divulgação dos resultados finais está datada para ocorrer de 20 a 24 de dezembro.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
Foto: CAPES
Fonte: CAPES