PPSAM/UFPI realiza Grupo virtual de suporte mútuo em saúde mental com usuários de Centros de Atenção Psicossocial

O Grupo de Estudos, pesquisa e extensão em Políticas Públicas e Saúde Mental (PPSAM/UFPI/CNPq), por meio do Projeto de extensão “Participação e controle social na saúde mental”, coordenado pela professora doutora Sofia Laurentino, ligada ao departamento de serviço social e do programa de pós-graduação em políticas públicas, que conta com a participação de 20 alunos da graduação e 2 alunos do mestrado, está realizando um Grupo virtual de suporte mútuo em saúde mental com usuários de Centros de Atenção Psicossocial.

Nos encontros dos grupos de ajuda e suporte mútuo em saúde mental os participantes podem trocar experiências de vida, estratégias de como lidar com seus problemas comuns ou discutirem algum tema previamente acordado pelo grupo. Devido ao contexto de isolamento, algumas iniciativas de grupos de ajuda mútua em variados locais do país estão começando a adaptar esses encontros para o formato online.

A primeira reunião do grupo aconteceu na última quinta-feira (30/04), por meio da plataforma Google Meet, e contou a participação de 17 pessoas, sendo 5 usuários dos CAPS de Teresina e de União, 9 estudantes, 1 profissional de CAPS e 2 docentes e teve duração de 1:30h.

Na reunião virtual foi discutido sobre os impactos do isolamento na saúde mental dos usuários, que estão sofrendo também com a mudança da rotina por não estarem participando das atividades diariamente nos CAPS. Os usuários avaliaram positivamente a experiência, afirmando que o grupo possibilitou a diminuição do isolamento e do sentimento de solidão, além do cultivo de vínculos e promoção de autocuidado.

Fonte: PPSAM/UFPI realiza Grupo virtual de suporte mútuo em saúde mental com usuários de Centros de Atenção Psicossocial