Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025 é entregue

Quarenta e três mulheres saíram vencedoras da edição deste ano: 20 alunas, 10 professoras e 13 tutoras

A CAPES/MEC e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) realizaram na quarta-feira, 5 de novembro, a cerimônia de entrega do Prêmio CAPES Futuras Cientistas, edição 2025. Saíram vencedoras neste ano 20 estudantes, 10 professoras e 13 tutoras. O evento ocorreu por videoconferência.

Criada em 2024, a premiação tem como objetivo identificar, dar visibilidade e valorizar alunas e professoras de escolas públicas estaduais, visando aumentar a participação feminina nas ciências exatas. O foco são as áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A CAPES/MEC e o Cetene são parceiros na execução da premiação.

A presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho, observou que, na pós-graduação, “o percentual de estudantes mulheres é de 55% dos matriculados”, mas que os efeitos “tesoura” e “teto de vidro” dificultam a progressão na carreira. “Com essa premiação, incentivamos que haja mais mulheres nas áreas STEM, ainda com enorme maioria masculina, de quase 70%”, acrescentou.

As alunas vencedoras levam para casa um certificado e uma medalha. Para as professoras e tutoras, a premiação consiste em apoio financeiro para a participação em congresso nacional relacionado à área de seu projeto de trabalho, com um valor máximo de R$ 6 mil. A CAPES/MEC faz os repasses.

Para o coordenador de gestão administrativa do Cetene, Frederico Toscano, “cada estudante premiada representa o futuro que desejamos construir, um futuro em que meninas e mulheres tenham voz e espaço de protagonismo na ciência”. Já a coordenadora do projeto Futuras Cientistas e pesquisadora do Cetene, Giovanna Machado, afirmou que “o prêmio é um reconhecimento que ultrapassa o mérito individual e simboliza o impacto de transformação da ciência quando feita com propósito colaboração e diversidade”.

O programa Futuras Cientistas foi criado em 2012. Voltada para estudantes do ensino médio, a iniciativa do Cetene tem incentivado o ingresso de alunas na graduação. Os dados apontam que 70% das jovens que participaram da ação ingressaram no ensino superior. Nada menos que 80% desse total foi para as áreas STEM.

A edição 2025 do Prêmio CAPES Futuras Cientistas foi destinada a alunas participantes e provadas no Módulo Imersão Científica do Futuras Cientistas 2024, realizado pelo Cetene. Foram premiadas, ainda, até uma professora por estado e no máximo três tutoras de cada região com projetos aprovados no programa.

Fonte: CGCOM/CAPES