Prêmio Celso Furtado recebe inscrições até 30 de junho

Seguem abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. A iniciativa tem o objetivo de promover a reflexão, do ponto de vista teórico e prático, acerca do desenvolvimento regional no Brasil.

 

O programa também fomenta a discussão entre poder público e sociedade civil na identificação de medidas concretas para a redução das desigualdades de nível de vida entre as regiões brasileiras.

 

Categorias 

 

Poderão concorrer teses de doutorado e dissertações de mestrado, que abordem temas os seguintes temas:

 

Aprofundamento do conhecimento da questão regional brasileira;

Relatos de experiências, com resultados positivos concretos, que tenham gerado mudanças estruturais onde estejam instaladas;

Propostas inovadoras para implantação no território.

 

Os projetos selecionados receberão prêmios que variam entre R$ 13 mil a R$ 50 mil.

 

Como se inscrever

 

As inscrições poderão ser realizadas de duas maneiras: via internet ou via postal. Pela internet, basta efetuar o formulário de inscrição disponibilizado na página do prêmio até às 23h59, do dia 30 de junho, horário de Brasília.

 

Já as inscrições via postal deverão ser efetuadas por meio do envio do formulário de inscrição e anexos, via Sedex para a Secretaria de Desenvolvimento Regional. É preciso indicar no envelope o assunto: Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional

Edição 2014: homenagem a Armando Dias Mendes.

 

Saiba mais sobre o Prêmio

 

O Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional foi lançado em 2009 pelo Ministério da Integração Nacional (MI), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Sua primeira edição foi realizada em 2010 em homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional .

 

A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro foi incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar “Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional”.

 

Nas duas primeiras edições homenageou dois brasileiros, Celso Furtado e Rômulo de Almeida, respectivamente, pela importância deles como responsáveis pela condução do processo de reconhecimento político, social e econômico da questão regional brasileira e de inserção do tema na agenda de governo e no centro do debate nacional, a partir da década de 1950.

 

Em sua terceira edição, reconhece e homenageia o Professor Armando Dias Mendes, um incansável defensor da região amazônica, que do início ao final de sua jornada, sonhava com uma trajetória diferente para a essa região, buscando transformar o papel de periferia ativa de um capitalismo transnacional para uma região que ainda sonha em fazer parte de uma estratégia nacional de desenvolvimento.

 

Fonte: Portal Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010