Presidente da Capes explica importância da avaliação para a pós-graduação em evento da Unesc

Sistema brasileiro de avaliação da pós-graduação é destaque em fala de presidente durante celebração do 52º aniversário da Unesc

Os Desafios da Pesquisa e da Pós-Graduação Brasileiras foram tema de palestra apresentada por Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nesta segunda-feira, 22, durante a comemoração dos 52 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Aguiar contou que 95% das pesquisas no Brasil são feitas no âmbito da pós-graduação e que o País possui uma ciência de qualidade, porém, é preciso cada vez mais buscar sua excelência. Ele lembrou que a CAPES ocupa um papel singular no desenvolvimento e consolidação deste processo desde a origem do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), que hoje conta com 4.649 Programas que reúnem 6.947 cursos. Destes, 3.653 são mestrados acadêmicos e 2.405 doutorados. Além disso, há também os programas profissionais com 852 mestrados e 37 doutorados.

O presidente afirmou que “o País que produz ciência relevante e pesquisa de qualidade, com inovação possui uma boa posição em competitividade global” e que isso só é alcançado com um bom sistema de avaliação. Apesar de referência internacional, o sistema brasileiro de avaliação está em aprimoramento. Assim, a partir de 2021, será adotado um modelo multidimensional que vai analisar a pós-graduação com base em cinco aspectos: formação de pessoal, pesquisa, inovação e transferência de conhecimento, impacto na sociedade e internacionalização.

A CAPES tem implementado ações para o desenvolvimento do País nos campos científico e tecnológico, com inovação para soluções de problemas reais da sociedade, como o Programa de Combate a Epidemias, que oferece 2.600 bolsas em ações emergenciais imediatas e induzidas em áreas específicas, com um investimento de R$200 milhões. Além disso, outros programas, como o de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia Legal e o Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados, serão executados de forma planejada, em suas áreas e regiões, com o apoio de instituições locais.

O webinar foi transmitido pela página da Unesc no youtube, onde a programação comemorativa segue até a próxima sexta-feira, 26.

UNESC
Com sede em Criciúma, Santa Catarina, a Unesc tem mais de 13 mil alunos, estudantes de graduação, pós-graduação e do colégio Unesc. A Universidade funciona com 42 cursos de graduação e 32 de pós-graduação, incluindo mestrados e doutorados em diversas áreas do conhecimento.

Fonte: CCS/CAPES