Denise Pires de Carvalho mostrou dados sobre a distribuição dos Programas do Pós-Graduação no País
Em participação na Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação (CNE), itinerante, realizada em Belo Horizonte (MG), Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou a importância da pós-graduação para o desenvolvimento do País. Ela esteve na mesa que teve como tema ‘Regulação na perspectiva da expansão e avaliação da Educação Superior’, na manhã desta terça-feira, 11 de junho.
A gestora apresentou dados sobre a distribuição dos Programas de Pós-Graduação (PPG) que mostram a realidade do País. Ainda que a maioria dos PPG estejam nas regiões Sul e Sudeste, instituições como a Universidade de Brasília (UnB), a Federal do Ceará (UFC) e de Pernambuco (UFPE) já aparecem em posições de destaque. “Isso contribui para a redução das assimetrias regionais”, explicou Denise.
Imagem: Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação, itinerante, realizada em Belo Horizonte – MG (Gabriel Lucas Soares)
Outro dado relevante foi o número de doutores por mil habitantes. Na região Sul, são 16,7, acima da média nacional de 11,3. No Norte esse valor é de 4,5 titulados por mil habitantes. “Essa é a assimetria que precisa ser resolvida nos próximos anos. Com o aumento de doutores, haverá mais produção de conhecimento, mais produção de emprego e renda, menos desigualdade social”, defendeu a presidente.
Imagem: Reunião Ordinária Pública do Conselho Nacional de Educação, itinerante, realizada em Belo Horizonte – MG (Gabriel Lucas Soares)
Denise ressaltou ainda que “precisamos de formação em áreas estratégicas de maneira regionalizada” para que os arranjos produtivos locais levem ao avanço da sociedade no Brasil inteiro. Além desses temas, a presidente falou sobre o ‘efeito-tesoura’ que acontece na academia, quando mesmo que as mulheres sejam maioria na pós-graduação em certas áreas do conhecimento, no “corpo docente, nessas mesmas áreas, há uma predominância masculina”.
Por fim, a gestora frisou a importância das instituições aderirem ao Programa de Governança Colaborativa de Informações da Pós-Graduação (GoPG), da CAPES. A finalidade é permitir a troca de informações entre sistemas acadêmicos, científicos, tecnológicos e de inovação, sobre a pós-graduação.
Fonte: Redação CGCOM/CAPES