Presidente da República recebe convite para a inauguração de planta de produção de grafeno

Pesquisador Diego Piazza; presidente da FUCS, José Quadros dos Santos; presidente Jair Bolsonaro; deputado federal Bibo Nunes, e reitor Evaldo Kuiava: gestores da UCS foram recebidos no Gabinete da Presidência.

Comitiva da UCS foi recebida no Palácio do Planalto nesta quarta-feira, dia 12. Planejada para produzir grafeno em escala industrial, nova estrutura será inaugurada no dia 14 de março, no Campus-Sede.

O presidente Jair Bolsonaro acenou positivamente ao convite para comparecer à inauguração da planta de produção de grafeno da Universidade de Caxias do Sul, prevista para o dia 14 de março (mas que pode ser remarcada de acordo com a agenda do presidente). A formalização foi feita na manhã desta quarta, dia 12, quando uma comitiva formada pelo presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, o reitor Evaldo Kuiava, e o coordenador das pesquisas sobre grafeno na UCS, Diego Piazza, foi recebida no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). “Temos 99% de certeza que o presidente estará na inauguração, embora a agenda dele seja complexa, com compromissos internacionais no mês de março”, adianta Quadros. Os gestores da UCS também convidaram Bolsonaro para os XXIV Jogos Olímpicos para Pessoas Surdas, evento mundial que ocorre de 5 a 21 de dezembro de 2021 e que terá o campus da Universidade como sede.

Denominada UCS Graphene, a planta e todo o conceito sobre a pesquisa e produção do material estão integrados ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade, o TecnoUCS. A planta iniciará operações produzindo 500 kg do material por ano, com potencial para expansão a até 5.000 kg anuais. A audiência com o presidente foi intermediada pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL), também presente no encontro. O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que acompanha o projeto da UCS na área desde seu início.

Considerado o principal recurso da atualidade para aplicações em alta tecnologia, o grafeno é pesquisado na UCS desde 2005, com desenvolvimentos nas áreas de nanotecnologia, medicina regenerativa, revestimentos avançados, tecidos inteligentes e segurança alimentar, entre outras. [Saiba mais].

Por ser o material mais leve e resistente que existe, com altíssima condutividade térmica e elétrica, a Universidade aposta na oferta de grafeno em escala industrial como meio para o avanço tecnológico da matriz econômica regional. “Investindo em pesquisa e inovação estamos cumprindo nosso papel em prol do desenvolvimento do país por meio da ciência e da tecnologia”, define Kuiava.

Para as pesquisas e o desenvolvimento do know-how produtivo do grafeno, a UCS conta com parcerias firmadas com a Universidade de Singapura e com a Universidade Mackenzie, de São Paulo, referências internacional e nacional na tecnologia. No segmento empresarial, a Universidade já assinou um termo de cooperação técnico-científica com a Marcopolo com o objetivo de permitir a contratação e o desenvolvimento de pesquisas, projetos e serviços técnicos e tecnológicos em materiais avançados, especialmente o grafeno, e mantém tratativas com as empresas Gerdau, Randon e Sanmartín.

Apoio para a realização dos XXIV Jogos Olímpicos para Pessoas Surdas

Os representantes da UCS aproveitaram a audiência com o presidente para solicitar apoio do governo federal para a realização dos XXIV Jogos Olímpicos para Pessoas Surdas, no campus-sede da Universidade, em Caxias do Sul, de 5 a 21 de dezembro de 2021. A confirmação da UCS como sede do evento foi feita pelo Comitê Internacional Olímpico para Pessoas Surdas no dia 5 de fevereiro. O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro também foram convidados para a solenidade de abertura das Surdolimpíadas.

“Juntos, a Universidade, o governo municipal de Caxias do Sul e o governo do Estado do Rio Grande do Sul estão trabalhando para garantir a disponibilidade de todos os recursos e equipamentos necessários à plena realização das Olimpíadas. Não obstante, devido à grandiosidade do evento e à sua relevância para o país, consideramos de extrema importância a participação e o apoio do governo federal” diz o ofício assinado pelo presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, e pelo reitor Evaldo Kuiava.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Fonte: ASCOM/UCS