Presidente do CRUB defende formação contínua do docente em evento internacional de reitores no Rio de Janeiro

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor Wolmir Amado (PUC Goiás), participou nesta terça-feira (29), no III Encontro Internacional de Reitores UNIVERSIA da mesa de debates sobre a “Universidade e os professores”.

 

Na ocasião o presidente do CRUB, juntamente com a reitora da Universidade Jorge Tadeo Lozano da Colômbia, Cecilia María Vélez; do reitor da Universidade Complutense de Madrid, José Carrillo; do Presidente da Universidade de Nankai na China, Gong Ke; do membro do comitê científico do Fórum E.S. UNESCO da Argentina, Marcela Mollis e do professor e pesquisador do Colégio de México, Manuel Gil Antón; debateram sobre as necessidades de apoios, motivações, reconhecimentos e inovações dos professores; além dos programas de formação, da carreira, especializações e programa de internacionalização dos docentes.

 

Em sua fala o reitor Wolmir, destacou a importância de se ter uma avaliação e formação continuada dos docentes, uma vez que não se pode tratar a carreira como era há 30 anos.

 

Segundo o reitor, precisamos de professores para o ensino, que exerçam ação comunitária e a extensão, formação cientifica diferenciada, e que sejam diretores, coordenadores e reitores. “Deve-se formar e capacitar professores para essas 4 dimensões”, destacou Wolmir.

 

O reitor Wolmir Amado foi um dos 1.103 reitores de todo o mundo que participaram do III Encontro Internacional de Reitores UNIVERSIA. O encontro é promovido pela rede Universia e tem o objetivo de criar um espaço para o debate da Educação Superior no mundo, permitindo assim a troca de experiências e o contato entre instituições, inclusive possibilitando a cooperação com sistemas universitários de outros países.

 

O próximo Encontro Internacional de Reitores Universia será realizado em 2018 em Salamanca na Espanha.

 

Confira aqui o documento que foi escrito com base nos dois dias de intenso debate no III Encontro Internacional de Reitores Universia –  Carta Universia Rio 2014.

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010