Presidente do CRUB participa da posse de Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação

Luciana Santos tomou posse, nesta segunda-feira (2), como Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação. O CRUB foi representado na solenidade com as presenças da Reitora Beatriz Eckert-Hoff (UDF), Presidente do CRUB, Reitor Carlos Bulhões, Diretor do CRUB, e Dyogo Patriota, Assessor Jurídico do CRUB.

Luciana Santos, que é engenheira elétrica formada pela Universidade Federal de Pernambuco, é a primeira mulher e primeira pessoa negra a ocupar a posição de forma efetiva. No discurso de posse, a Ministra reforçou esse fato histórico. “Essa gestão vai honrar as milhares de mulheres que produzem e pesquisam nesse país, e sua luta por respeito, inclusão e valorização. Vai honrar a luta antirracista e de luta das pessoas negras por espaço nas pós-graduações e no campo de pesquisa”.

A Ministra destacou a importância de recompor o orçamento da ciência brasileira para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas universidades. Também reforçou o compromisso da atualização das bolsas de pesquisa do CNPq e da Capes como um investimento no futuro do País, que não pode admitir a evasão de jovens talentos.

Luciana Santos foi Vice-governadora de Pernambuco. A Ministra foi deputada estadual e federal. Atualmente, é presidente nacional do PCdoB, um dos partidos da base do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O CRUB deseja uma gestão de muitas realizações e conquistas para a nova Ministra.