Professor da Ufac aprova projeto em chamada do CNPq/MCTI

O grupo de pesquisa Governança Fundiária, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, da Ufac, coordenado pelo professor Elyson Ferreira de Souza, aprovou — por meio de chamada do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação — o projeto Governança e Inovação na Gestão de Conflitos Fundiários na Amazônia Legal.

O projeto busca investigar o papel da inovação tecnológica para auxiliar na identificação e resolução de conflitos fundiários nos Estados da Amazônia Legal e conta com a parceria de pesquisadores da Ufac e Universidade Federal da Paraíba.

Segundo Elyson Ferreira de Souza, a segurança jurídica quanto aos direitos de propriedade e o uso adequado de tecnologias já disponíveis podem exercer um papel crucial no sentido de reduzir os conflitos e melhorar a gestão territorial na Amazônia Legal.

“No Brasil e Estados da Amazônia, ainda há muita fragilidade institucional sobre gestão de terras e uso de inovações na gestão do território”, ponderou Souza. “Essa pesquisa figura como uma excelente oportunidade para propor políticas de resolução dos conflitos fundiários urbanos e rurais em nossa região.”

Fonte: (Edilardia Idalgo, estagiária Ascom/Ufac)