Professor da UFRGS é o ganhador do Prêmio José Reis de divulgação científica

O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alan Alves Brito, é o vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A escolha foi anunciada pela comissão julgadora reunida no último dia 14 de julho. Nesta edição, o Prêmio recebeu 100 inscrições.  

O Prêmio José Reis é um estímulo a iniciativas de pessoas e instituições que buscam aproximar a ciência da sociedade. Concedido anualmente, são três categorias que se alternam a cada edição. Além de Pesquisador e Escritor, categoria deste ano, o Prêmio contempla, também, as categorias Jornalista em Ciência e Tecnologia e Instituição ou Veículo de Comunicação.

Segundo a comissão julgadora, a escolha foi feita pela pluralidade de trabalhos de divulgação científica, com foco relevante na diversidade, equidade e inclusão social.

Alan é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, doutor em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e coordenador do Portuguese Language Office of Astronomy for Development (PLOAD).  

Foto: CNPq

A Divulgação Científica sempre fez parte da experiência profissional de Alan, desde quando iniciou sua trajetória na física com graduação, pós-graduação, pós-doutorado até ser professor de Universidade. Na adolescência, trabalhou como divulgador de ciências da saúde. Para o pesquisador, a Divulgação Científica tem um papel fundamental na contação e na criação de novas histórias sobre a ciência. “A importância da divulgação científica pra mim é que ela realmente traz, explica e se comunica com as pessoas, com as escolas, com professores, com os quilombos, com as comunidades indígenas e com a sociedade em forma geral. Pra mim, ela é parte fundamental do meu trabalho como pesquisador e comunicador no Brasil”, ressalta.  

Para Alan, ganhar o Prêmio é honrar a memória dos seus ancestrais e também a memória do professor, pesquisador e divulgador da Ciência, José Reis e um grande incentivo para ele continuar escrevendo. “Pra mim é uma alegria, ainda mais na categoria Pesquisador e Escritor.  Porque a escrita, a literatura científica, tem sido um lugar potente pra mim de recriação, de contação de histórias. É para continuar contando outras histórias, para seguir comunicando ciência em lugares e contextos sociais tão esquecidos. esse prêmio chega no momento muito importante da minha vida e da minha carreira”, finalizou o professor.              

Trajetória  
Alan Alves graduou- se em Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), fez mestrado e doutorado em Ciências (Astrofísica Estelar) pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (
Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física e Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. Foi diretor do Observatório Astronômico da UFRGS (2017-2020) e membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020). Autor de livros de educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. 

Premiação
O premiado receberá R$ 20 mil e diploma durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá entre 24 e 30 de julho de 2022, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília.
  A cerimônia de premiação acontecerá na abertura do evento, dia 24 de julho, às 19h, na UnB.

Além disso, Alan dará uma palestra no dia 26 de Julho, terça-feira, às 9h, na UnB, Anfiteatro 13.

Comissão Julgadora 
A Comissão Julgadora foi presidida por Luísa Medeiros Massarani, da Fundação Oswaldo Cruz, e composta por Germana Fernandes Barata, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) representante da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), Márcia Cristina Bernardes Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) representante do CNPq, 
Marimélia Aparecida Porcionatto, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Rodrigo Arantes Reis, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), representante do CNPq. Abertura da reunião foi realizada pela Diretora de Cooperação Institucional, Professora Maria Zaira Turchi. 

Saiba mais sobre o prêmio: http://www.premiojosereis.cnpq.br/ 

Fonte: CNPq