Professor da Unisa publica pesquisa inédita sobre volume cerebral e atividade física

O estudo analisou 45 idosos entre 60 e 65 anos por 7 dias

Em tese de doutorado, o professor Lucas Melo, docente dos cursos de Medicina, Educação Física e do Mestrado em Ciências da Saúde na Universidade Santo Amaro – Unisa, analisou a relação entre atividade física e o volume cerebral em idosos.

Por sete dias, ele acompanhou 45 idosos entre 60 e 65 anos e comparou o volume de 71 áreas e estruturas cerebrais deles. Nos voluntários que praticavam pelo menos 150 minutos de Atividade Física Moderada-Vigorosa por semana, 48 áreas apresentaram um volume significativamente maior.

Em entrevista para a Escola de Educação Física e Esporte da USP — instituição onde o professor realiza o Doutorado —, ele afirma que “vários estudos já haviam mostrado que um maior nível de atividade física afetava cerca de dez estruturas do cérebro. Com o auxílio de novas tecnologias, nós conseguimos mapear todas as estruturas de forma automatizada e confiável. Dessa forma, mostramos que não apenas dez, mas 39 estruturas são maiores em idosos ativos”.

O resultado é importante na busca pelo envelhecimento saudável e foi publicado na revista científica Journals of Gerontology – Series A Biological Sciences and Medical Sciences. Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

#unisa #gerontologia #Lucas Melo

Fonte: Unisa