Professores e acadêmicos da Unisul vão às ruas em prol do Pibid

Professores e alunos da Unisul se reuniram nesta quarta-feira (24), no centro de Tubarão para protestar contra o corte de 50% do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O anúncio foi feito há poucas semanas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Coordenador de Subprojeto de Biologia da Unisul, professor Adilson Tibúrcio, informou que a Universidade conta com 11 projetos do Pibid, tendo 278 bolsistas. Também disse que o objetivo da manifestação é que o Programa continue com novos ingressos e que o último edital da Capes, que informou o corte, seja revogado.

DSC_0016O acadêmico de Ciências Biológicas e bolsista do Pibid com um Subprojeto de Ciências, Mateus Nunes de Mattos, destacou que o programa é importante porque proporciona a prática da profissão e o contato com os alunos. “Dá a oportunidade de conhecer o dia a dia da escola e também de saber como funciona a parte administrativa”, comentou.

Mateus disse que a ação de cortar 50% das bolsas prejudicará não só os acadêmicos, mas a educação nacional. “Os alunos de escolas públicas serão prejudicados, porque terão aula com quem ainda não tem a prática”.

A Supervisora de Unidade Escolar, professora Lúcia H. de Jesus, destacou que o programa não contribui apenas para os acadêmicos, mas beneficia também as escolas, porque são desenvolvidos projetos e os bolsistas ajudam os alunos com dificuldade de aprendizado.

Fonte: Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva da Unisul

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010