Projeto da Uerj busca voluntários entre 40 e 70 anos para tratamento com Pilates

O Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde (LabSau), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está desenvolvendo uma pesquisa para compreender o potencial do Pilates no tratamento de pessoas entre 40 e 70 anos de idade, que tenham pressão arterial elevada ou algum comprometimento da força muscular decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando ocorrido há mais de um ano. Para o estudo, o programa está recrutando pessoas que atendem a esse perfil e que tenham interesse em realizar a prática do exercício.

As aulas serão ofertadas gratuitamente, no Campus Maracanã da Uerj. Os voluntários que se inscreverem e atenderem aos critérios da pesquisa, serão acompanhados três vezes por semana durante três meses. A modalidade do exercício é o Mat Pilates, uma prática realizada no chão e que utiliza poucos materiais, o que possibilita a continuidade do tratamento de forma autônoma. Ao final, os participantes também serão convidados a continuar com uma prática esportiva em outros projetos oferecidos pela Uerj.

Segundo a pesquisadora e fisioterapeuta Sabrina Ribeiro, nas análises de voluntários com paralisia que estão realizando o Mat Pilates no programa, já é possível perceber que com apenas dois meses de intervenção, há uma mudança significativa na força muscular, no equilíbrio e na frequência cardíaca dos praticantes. “O objetivo da pesquisa é avaliar os efeitos dessa intervenção sobre a pressão arterial e sobre a força isocinética”, pontua.

O locutor Antonio Carlos da Cunha, conhecido como Tony Rio, tem 46 anos, teve um AVC em 2019 e ficou com a perna e o braço direito paréticos e há dois meses e meio se voluntariou para participar da pesquisa. Tony conta que soube do projeto por uma divulgação em sua igreja e que está surpreso com os resultados. “Eu moro em uma ladeira e era muito difícil chegar em casa e hoje já consigo subir e descer sem o apoio da muleta. As coisas que o pilates tem me oferecido são surpreendentes, tenho dormido melhor, fico mais disposto”, conta o participante.

Diferente do que se pensa, mesmo pessoas que já convivem com sequelas de AVC há anos, podem recuperar movimentos e melhorar a qualidade de vida. Ribeiro explica que “apesar de existir menor neuroplasticidade, de novos caminhos neurais não serem formados e portanto, uma menor perspectiva de melhora após três anos do AVC, o que já funciona pode ser desenvolvido”.

Jefferson Rocha, profissional de educação física e pesquisador do projeto, explica que o estudo além de ser inédito e de importante contribuição científica, também carrega o compromisso de gerar assistência a quem não tem acesso. Por isso, optaram por exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar. “Nossa ideia é que o treinamento que a gente está fazendo aqui, seja reproduzido nas comunidades mais carentes, com aplicação para quem mais necessita, inclusive na atenção básica“, comenta Rocha.

Como participar
Para participar como voluntário da pesquisa, a pessoa interessada precisa ter independência mínima para se locomover sozinho, conseguir sentar e deitar no chão. Outro requisito importante é ter um laudo médico atestando o AVC e as sequelas causadas por ele, ou atestando a pressão alta no caso de hipertensos. Para outras informações e inscrição, o contato deve ser feito diretamente pelo telefone e whatsapp (21) 98255-1927.

O LabSau é um laboratório que oferece esse e outros projetos voltados para promoção da saúde a partir da atividade física. O estudo com Mat Pilates é coordenado pelo professor Paulo Farinatti e desenvolvido em conjunto com estudantes de doutorado e mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte do Instituto de Educação Física e Desportos da Uerj.

SERVIÇO:
Voluntário para prática gratuita de Mat Pilates
Público-alvo:  Pessoas entre 40 e 70 anos de idade, com hipertensão ou paralisia decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido há pelo menos um ano.
Aulas: segunda, quartas e sextas-feiras
Local: Campus Maracanã – Uerj (R. São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro)
Informações e inscrições: ligação ou whatsapp (21) 98255-1927.
*As inscrições não têm número de vagas e ficam abertas por tempo indeterminado.

FONTES DISPONÍVEIS:
Jeferson Rocha – profissional de Educação Física e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte.
Sabrina Ribeiro – fisioterapeuta e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte.
Antônio Carlos da Cunha – voluntário no Projeto Mat Pilates

Fonte: Assessoria de Imprensa da UERJ