Projeto de extensão da UEPB que aborda a prática do Jornalismo Cultural é pioneiro no Brasil

O projeto de extensão Observatório de Jornalismo Cultural (OBJORC), do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, é o primeiro observatório na Web com interesse na prática do Jornalismo Cultural no Brasil. Integrante da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) desde setembro de 2020, o projeto tem se destacado no combate à desinformação e no aperfeiçoamento de futuros jornalistas.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Luís Adriano Mendes Costa, o OBJORC iniciou as atividades oficialmente em de outubro de 2018, a partir das reflexões e atividades do componente curricular “Observatório de Mídia”, e vem ganhando espaço ao longo desse período.

“Ao longo das atividades em torno da disciplina, a gente passou a identificar que esses observatórios acabavam por priorizar abordagens menos exemplares. Centralizando o olhar na maioria das vezes nos erros, nos abusos, nos prejuízos, nos danos causados, seja quanto ao decoro profissional ou quanto às pessoas vitimadas por essas abordagens. Desse modo, passamos a perceber que seria um caminho interessante também apontar outras possibilidades, ou seja, como fazer, como produzir, trazer a reflexão e apontar caminhos em torno dessa produção jornalística”, explicou o professor.

As atividades realizadas no OBJORC são disponibilizadas através da plataforma medium.com/objorc, onde são postadas entrevistas, críticas jornalísticas, artigos e colunas, com o objetivo de trazer contribuições no campo da música e semiótica.

#UEPB

Fonte: UEPB