Prorrogadas até 15 de agosto as inscrições para o Move La América

Pós-graduandos da América Latina e do Caribe têm até as 17h de quinta-feira para concorrer às 800 bolsas oferecidas pela CAPES

O período de inscrições para a primeira edição do Programa Move La América foi prorrogado até as 17h de quinta-feira, 15 de agosto. Pós-graduandos da América Latina e do Caribe devem acessar o Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) até a data estipulada para se candidatar às 800 bolsas oferecidas pela Fundação. O novo prazo consta na prorrogação do Edital nº 7/2024, publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12, e no site da Agência.

O programa Move La América tem como objetivo promover a internacionalização do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), estimular o intercâmbio de conhecimentos dentro do território nacional e fortalecer os laços do Brasil com países do Sul Global. Das 800 bolsas ofertadas, 500 são para mestrado-sanduíche, com duração de dois a três meses, e 300 para doutorado-sanduíche, com período de dois a seis meses.

As datas das três rodadas de seleção dos pós-graduandos pelas instituições de ensino superior brasileiras também foram alteradas. As seleções ocorrerão de 27 de agosto a 3 de setembro, de 10 a 16 de setembro e de 18 a 23 de setembro. As pró-reitorias farão as homologações de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados desta etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.

Após as fases de responsabilidade dos candidatos e das instituições, a CAPES realizará a análise técnica das inscrições até 7 de novembro, divulgando o resultado preliminar a partir do dia 8 do mesmo mês. Assim que for publicado o documento no Diário Oficial, os pós-graduandos terão 10 dias corridos para recorrer. A lista definitiva está prevista para publicação a partir do dia 26 de novembro e o início dos estudos no Brasil se dará no primeiro semestre de 2025.

Sobre o Programa
O Programa Move La América é uma iniciativa da CAPES para internacionalizar a pós-graduação brasileira a partir da atração de pesquisadores dos outros países da América Latina e do Caribe. São concedidas bolsas de mestrado-sanduíche e doutorado-sanduíche para que profissionais das nações participantes possam complementar seus estudos no Brasil.

Fonte: CGCOM/CAPES