A CAPES prorrogou na sexta-feira, 10 de maio, várias etapas do Edital nº 06/2024, referente ao Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Entre elas, está a inscrição das candidaturas no sistema SICAPES que passa a ter prazo de 29 de maio, e a publicação da relação dos aprovados, em 6 de agosto de 2024. Até 2.976 bolsas serão ofertadas.
O investimento é destinado ao fomento do intercâmbio científico e à experiência acadêmica de pós-graduandos do Brasil em diferentes países. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em um curso de doutorado, comprovar qualificação para o PDSE e ter declaração de reconhecimento de fluência linguística assinada pelo coorientador no exterior e orientador no Brasil.
A condição de brasileiro nato ou naturalizado também é exigida. No caso de estrangeiro, este deve possuir visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Também é necessário ter o identificador Orcid válido no ato da inscrição e não ter recebido bolsa de doutorado-sanduíche anteriormente. Se o candidato for bolsista no doutorado com recursos federais, precisará pedir a suspensão ou o cancelamento do benefício.
O selecionado receberá a bolsa mensal, auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde, além do adicional de localidade, quando for o caso. A duração dos benefícios varia de três a seis meses.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail pdse@capes.gov.br.
Sobre o PDSE
Criado em 2006, o Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior – PDSE permite que pós-graduandos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa, que dura entre quatro e seis meses, eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expande a colaboração com cientistas do exterior, a visibilidade da produção científica do País, e fortalece os programas de pós-graduação nacionais.
Fonte: CAPES