Provas e questionários do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) começam a ser aplicados no Brasil

O Brasil iniciou nesta quarta-feira, (2) de maio, a aplicação das provas e dos questionários do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), avaliação comparada realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 80 países. Até 30 de maio, 18 mil estudantes de 15 anos serão avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Pisa no Brasil.

Participam do Pisa estudantes nascidos no ano de 2002 e matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, tanto da rede pública, quanto da rede privada. A amostra definida pelo Inep contempla até 33 estudantes de cada uma das 661 escolas brasileiras selecionadas para participar da avaliação.

Totalmente feita em computador, a avaliação abrange as áreas de Leitura, Matemática e Ciências, sendo aplicada na própria escola por uma instituição contratada pelo Inep. Os estudantes selecionados também respondem questões sobre letramento financeiro. Cada escola tem um coordenador para conduzir o processo. A aplicação é feita conforme agendamento, previamente estabelecido, e em muitos lugares dura mais de um dia para atender todos os estudantes selecionados.

Como o foco do Pisa 2018 é Leitura, essa área do conhecimento contará com mais questões na avaliação. Além disso, serão coletadas informações contextuais por meio de questionários aplicados aos estudantes, professores e diretores de escola. Pela primeira vez, os pais dos estudantes selecionados também deverão responder a um questionário.

A partir dos resultados, serão produzidos indicadores que contribuem para a discussão da qualidade da educação nos países participantes. Eles também permitem a comparação da atuação dos estudantes e do ambiente de aprendizagem entre diferentes países. A divulgação dos dados será em 2019.

Pisa – O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, tradução de Programme for International Student Assessment, avaliação comparada aplicada de forma amostral a estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

O Pisa é realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Há uma coordenação nacional em cada país participante. No Brasil, a coordenação do Pisa é do Inep.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do INEP 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010