Publicada nova edição da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP)

A Edição 253 da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A última edição de 2018 traz 12 artigos de autores nacionais e internacionais. A publicação é iniciada com análise sobre a ótica de estudantes sobre o tema selecionado para a redação do Enem 2017: a formação educacional de surdos no Brasil.

Entre os artigos publicados, o leitor encontrará dados e análises sobre a diversidade do universo pedagógico ilustrada por temas como: o dimensionamento do bullying nas escolas; a relevância do ensino de sociologia para a instrução dos profissionais de enfermagem; os enfrentamentos de estagiários na construção de sua identidade como professores e o papel da educação ambiental no ensino infantil. A revista disponibiliza ainda o relato de uma prática de produção textual em português no ensino superior de Timor-Leste, uma vez que o idioma foi proibido aos timorenses durante os 24 anos de domínio indonésio.

RBEP – Publicada desde 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos tem nota máxima no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): A1 na área “Ensino” e A2 em “Educação”. O periódico quadrimestral é publicado em formato impresso e eletrônico. A

RBEP reúne artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresentem consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuam para a construção do conhecimento na área de Educação. A Revista também publica relatos de experiência e resenhas.

Submissão de artigos
A submissão de trabalhos pode ser feita a qualquer tempo, mas exclusivamente pelo Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (Seer). As instruções estão disponíveis na Página da RBEP. Os critérios são:

Estudos – artigos resultantes de pesquisas empíricas e teóricas com objetivos claros, fundamentação teórica e adequação metodológica que respaldem a discussão apresentada. Pelos critérios da revista científica, as pesquisas empíricas devem explicitar procedimentos de pesquisa, critérios para constituição da amostra ou seleção dos sujeitos, métodos de coleta, construção e análise dos dados; enquanto as pesquisas teóricas devem evidenciar elaboração original sobre tema e questão de relevância para a área de educação.

Relatos de Experiência – artigos teórica e metodologicamente fundamentados, contextualizados historicamente, a partir de projetos inovadores de intervenção pedagógica na área de educação, com análise crítica e reflexiva de processos e resultados.

Resenhas – análise crítica de livros ou filmes, lançados nos últimos três anos e relacionados à educação.

RBEP – Edição 253

Página da RBEP

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010