Interessados podem se inscrever de 7 a 18 de julho, por meio do Sistema Revalida. Exame será aplicado em 19 de outubro
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 3 de julho, o edital da 1ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2/2025. Os interessados poderão se inscrever de 7 a 18 de julho, por meio do Sistema Revalida. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social.
- As provas serão aplicadas, no dia 19 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal, nas cidades listadas no Sistema Revalida.
Documentação – O participante deverá enviar documentação comprobatória de conclusão de curso (diploma, certificado ou declaração), por meio do Sistema Revalida, entre os dias 20 e 24 de outubro. Entretanto, caso a documentação tenha sido aprovada em edições anteriores da 1ª etapa do exame, não é preciso enviar novamente — o sistema homologa de forma automática.
Taxa de inscrição – O valor da taxa de inscrição é de e R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais). O pagamento deve ser realizado, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança,) até o dia 23 de julho, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, conforme os critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.
Cronograma – Revalida 2025/2 (1ª etapa):
- Inscrições: 07 a 18 de julho.
- Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 07 a 18 de julho.
- Pagamento da taxa de inscrição: 07 a 23 de julho.
- Divulgação da nota de corte: 13 de agosto.
- Envio da documentação comprobatória da formação médica: 20 a 24 de outubro.
- Resultado da análise da documentação comprobatória da formação médica: 17 de novembro.
- Resultado do recurso da análise da documentação comprobatória da formação médica: 5 de dezembro.
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 9 de outubro.
- Aplicação: 19 de outubro
Revalida – O exame é composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família, e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.
Acesse o edital da 1ª etapa do Revalida 2025/2
Acesse o Sistema Revalida
Saiba mais sobre o Revalida