Publicado edital para doutorado pleno nos EUA

A CAPES publicou na segunda-feira, 15 de abril, o Edital nº 12/2024, oferecendo até dez bolsas para o Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos. Os selecionados receberão até US$ 55 mil por ano. Quatro vagas são destinadas às Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, e seis para Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.

Os interessados têm até 31 de maio para se inscrever, preencher o formulário e enviar a documentação. Um pouco antes, no dia 24, acaba o prazo para que instituições brasileiras ou estrangeiras não cadastradas no Sistema de Inscrições da CAPES, Sicapes, se cadastrem. O início das atividades dos bolsistas será entre agosto e setembro de 2025.

De acordo com o edital, a seleção terá cinco etapas: análises técnica e  de mérito, priorização, entrevista dos candidatos e processo seletivo nos EUA, e identificação da universidade.

A ação tem como objetivo a formação de profissionais de alto nível, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, a candidatos com excelente desempenho acadêmico e com projetos que não possam ser executados total ou parcialmente no País. Além disso, aumenta o nível de colaboração e publicações conjuntas de pesquisadores e fomenta a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa.

Fonte: CGCOM/CAPES