PUC Goiás – Missa celebra início do ano jubilar da Entidade

O aniversário de 59 anos da PUC Goiás foi celebrado pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom Washington Cruz, em missa na Paróquia Universitária São João Evangelista, na manhã desta quarta-feira, (17). A missa recebeu a comunidade universitária e foi marcada pelo início do ano jubilar e pelo lançamento do hino do Jubileu da PUC, com letra do reitor Wolmir Amado e música de Flaviano da Silva.

A história e a missão da instituição foram lembradas pelo arcebispo durante a homilia, que falou dos fundadores da PUC Goiás, liderados pela fé de dom Fernando Gomes dos Santos. O arcebispo homenageou todas as pessoas que passaram pela instituição e fortaleceram a história, que em 2019 completará 60 anos.

“É a primeira universidade do Centro-Oeste, que formou centenas, milhares de profissionais e nasceu de um ato de fé do arcebispo e da primeira equipe da Sociedade Goiana de Cultura. A educação precisava naquele momento de um instrumento impossível.

Acreditaram no impossível e Deus mostrou o caminho”, afirmou dom Washington. Para ele, a missa abriu um novo ciclo da instituição, que celebra o Jubileu de 60 anos e aponta para o futuro da instituição. “Eu espero daqui a 60 anos a universidade seja celebrada com o nosso legado”, afirmou o arcebispo.

Autor do primeiro hino da instituição, professor Wolmir Amado falou da história da universidade, que ele acompanhou primeiro como professor e, atualmente, como gestor. “A partir de agora até 17 de outubro de 2019 estaremos celebrando o Jubileu de Diamante.

Universidade que se consolidou na pesquisa, na extensão, na vocação comunitária, que ajudou muito no desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste”. Ele falou das futuras gerações que estão registradas no novo slogan da universidade: PUC mais 60, tradição e inovação transformando vidas.

A missa foi encerrada com a apresentação do hino pelo coral da Paróquia e os tradicionais parabéns com bolo e vela, na frente da igreja. Foi um momento de confraternização marcado pelas palavras escritas no hino: “Na história, buscando sempre o novo. Ciência e fé servindo a vida. Memória gloriosa deste povo”.

Programação

As comemorações dos 60 anos começaram na terça-feira, 16, durante a abertura do IV Congresso de Ciência e Tecnologia, no Teatro PUC, no Câmpus V. Outros dois grandes eventos vão marcar o aniversário ainda nesta semana: a entrega do título de doutora Honoris Causa para a professora doutora Celina Maria Turchi Martelli, no dia 18; e a premiação dos melhores trabalhos apresentados pelos acadêmicos durante a programação, no dia 19.

A partir de novembro, outros eventos serão realizados. Os discentes da instituição participam no dia 21 de novembro da cerimônia de Mérito Acadêmico, honraria concedida aos estudantes com os melhores coeficientes de rendimento escolar (CRE), que abrange as notas de todas as disciplinas cursadas na graduação. No marco histórico, a universidade que já diplomou mais de 100 mil pessoas em 59 anos de existência, também irá realizar no dia 27 de novembro homenagem a diversos egressos da instituição, no Auditório da Área 4, no Setor Universitário.

Durante o ano do Jubileu, a universidade irá inaugurar o Centro de Convivência do Câmpus II, voltado para a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas e o curso de Educação Física. Também serão celebrados o aniversário de 11 anos da PUC TV Goiás, no dia 28, no Centro de Convenções PUC, o aniversário de 20 anos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Ciências da Religião, em março e junho de 2019, os aniversários dos cursos de Engenharia Elétrica e Produção, 20 anos, e Engenharia de Controle e Automação, 10 anos.

Fonte: Comunicação da PUC Goiás – Fotos: Wagmar Alves

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010