PUC Goiás premia estudantes com alto desempenho durante o curso

Instituído em 2018, o Prêmio Mérito Acadêmico reconhece a trajetória dos estudantes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) que obtiveram alto desempenho durante o curso de graduação. Desde então, já homenageou cerca de 2,5 mil estudantes. Desse total, cerca de 50% são alunos bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do governo federal, e do Vestibular Social, criado pela própria universidade e que oferece bolsa de 50% da mensalidade durante todo o curso para estudantes com renda familiar de até 1 salário-mínimo e meio por pessoa da família.

A premiação é concedida ao estudante que possui um Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) a partir de 8,5, sendo dividido em duas categorias: summa cum laude, para estudantes que obtém CRE a partir de 9; e magna cum laude, para aqueles com coeficiente de 8,5 a 8,9. O CRE considera as notas obtidas em todas as disciplinas e períodos dos cursos. “É um coeficiente de toda uma trajetória, de dezenas de disciplinas e milhares de horas de curso. É uma estrada longa, em que manter essa média não é algo simples”, afirma a professora Sonia Margarida Gomes Sousa, pró-reitora de Graduação da PUC Goiás.

Segundo ela, a ideia é homenagear os estudantes que fazem um percurso acadêmico diferenciado. “A nota não é só uma nota, entendemos que ela expressa um percurso. E não é uma nota de uma disciplina ou de um semestre, é a nota de todo o curso, um coeficiente que já existe e que é uma exigência do MEC”, explica.

O Prêmio Mérito Acadêmico já se tornou uma tradição na universidade, que incentiva os estudantes a buscaram melhores resultados na graduação, além de ser uma forma de celebrar as conquistas alcançadas durante o curso, não só do aluno, mas de todos aqueles que o cercam e que, de alguma forma, contribuíram para o seu sucesso.

Além disso, o reconhecimento também pode abrir portas e ser um diferencial para esse futuro profissional no mercado de trabalho. “O prêmio vai para o histórico escolar. Então, para o mercado de trabalho, para uma seleção de mestrado, essa diferença já estará ali presente. A instituição onde o aluno se formou reconheceu essa distinção. São questões que se somam nesse percurso que ele sai da vida acadêmica e vai para vida profissional e leva consigo já na bagagem um plus” frisa.

Prêmio reconhece jornada de estudantes

Isadora Christina Oliveira e Silva, homenageada com o Prêmio Mérito Acadêmico no primeiro semestre de 2022  — Foto: Acervo

Isadora Christina Oliveira e Silva, homenageada com o Prêmio Mérito Acadêmico no primeiro semestre de 2022 — Foto: Acervo

Para Isadora Christina Oliveira e Silva, homenageada no primeiro semestre de 2022 entre os estudantes do curso de Psicologia, o Mérito Acadêmico tornou-se um objetivo desde o segundo semestre do curso, quando foi instituído. “Tive algumas amigas que receberam e me convidaram para a cerimônia. Já voltei falando que tinha que me formar com mérito. Sempre foi uma meta”, conta I.

Para ela, o reconhecimento faz diferença no currículo. “Quero fazer mestrado, e o Mérito Acadêmico é uma oportunidade para obter uma melhor pontuação no currículo”, diz.

Ronaldo Guedes Júnior, sócio-fundador da Lure Consultoria — Foto: Acervo

Ronaldo Guedes Júnior, sócio-fundador da Lure Consultoria — Foto: Acervo

Sócio-fundador da Lure Consultoria, o administrador Ronaldo Guedes Júnior destaca a qualidade dos professores que conheceu ao longo do curso de Administração na PUC Goiás e acredita que foram fator determinante na sua trajetória de sucesso durante a graduação. Para ele, ser reconhecido com o Prêmio Mérito Acadêmico foi uma coroação para sua jornada no ensino superior.

João Roberto Nogueira Santos, que receberá o Prêmio Mérito Acadêmico neste semestre, afirma ter ficado feliz com reconhecimento, por refletir o aproveitamento alcançado em sua formação. “Aprendi muito com disciplinas e com professores do curso de Psicologia”, diz. Ele também acredita que a honraria possa ser um diferencial no seu currículo.

Elemiz Rodrigues Vaz, estudante do curso de Farmácia  — Foto: Acervo

Elemiz Rodrigues Vaz, estudante do curso de Farmácia — Foto: Acervo

Estudante do curso de Farmácia, Elemiz Rodrigues Vaz não esconde a alegria por receber, neste semestre, o Mérito Acadêmico. “É o reconhecimento de todo o esforço e dedicação ao longo do curso, que faz ter a sensação de dever cumprido e de realização pessoal”, diz.

Ela lembra que, mais do que um incentivo e um título de destaque aos acadêmicos, é um diferencial no currículo. “Ele diz sobre as horas de esforço, a persistência, estudos e a disciplina, já que avalia como um todo a graduação, não somente um período”, conclui.

Mérito Acadêmico é diferencial no currículo

Coordenadora do curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás, a professora Sílvia Maria Ramos reforça que a premiação é um reconhecimento pela dedicação do estudante durante todo o curso. “Se o estudante teve uma média acima de 8,5, significa que ele se comprometeu com o curso, participou das atividades propostas”, assinala.

Sílvia não tem dúvidas de que Mérito Acadêmico é um diferencial para o currículo e que pode impactar positivamente nos caminhos que este estudante irá percorrer, seja no mercado de trabalho, seja na vida acadêmica.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, professora Ana Lúcia Zamperine, o Mérito Acadêmico é “um reconhecimento da comunidade acadêmica pela dedicação e o esforço dos estudantes que reforçam a excelência dos cursos da instituição”. Segundo assinala, os estudantes que sobressaem no desempenho acadêmico chegam ao mercado de trabalho com o diferencial de contar com a premiação em seus currículos. “Vale ressaltar que os estudantes premiados, para além do elevado Coeficiente de Rendimento Escolar, transitaram tanto pelo ensino quanto pela pesquisa e pela extensão, sendo assim referência para os cursos”, destaca.

Já pensou estudar numa universidade que reconhece o seu desenvolvimento ao longo de todo o curso? A PUC Goiás está com inscrições abertas para o Vestibular com ingresso no primeiro semestre de 2023. Você pode optar por usar a nota do Enem ou fazer a prova (presencial ou on-line). A universidade também oferece bolsa de 50% em 24 cursos para os aprovados no Vestibular Social que atenderem os critérios socioeconômicos previstos no seu regulamento.