PUCRS e Unilasalle oferecem 320 bolsas integrais para licenciaturas

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a Universidade La Salle (Unilasalle) oferecerão 320 bolsas integrais para licenciaturas em diferentes áreas. A rede formada pelas Universidades Comunitárias gaúchas, juntamente com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está entre as selecionadas por meio do edital 66, do Ministério da Educação, para o incentivo à formação de professores/as da rede pública de ensino. Os currículos contemporâneos, com forte caráter interdisciplinar e, com inserção no ambiente escolar do primeiro ao último semestre dos cursos oferecidos pelas Instituições foram significativos para a escolha das mesmas. 80% das bolsas serão para professores/as que atuam na rede pública e conveniadas, mas não possuem formação superior em nenhuma área.

O projeto aprovado pelo MEC, contou com o incentivo das Secretarias de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e dos municípios de Porto Alegre, Guaíba, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita e Cachoeirinha, por meio de cartas de apoio, estabelecendo o compromisso de estimular seus docentes, sem formação superior a participarem do processo. O restante das vagas será oferecido para candidatos/as que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os processos seletivos para a concessão das bolsas ocorrerão de forma independente em cada universidade, com critérios e inscrições próprios.

MODALIDADES DE INGRESSO NA UNIVERSIDADE LA SALLE
Na Universidade La Salle, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia e 80 para o curso de Letras (Língua Portuguesa). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 17 de janeiro e 11 de fevereiro.

O edital completo pode ser conferido neste link.

Os candidatos classificados serão comunicados diretamente por telefone, e-mail, SMS e/ou WhatsApp, a partir do dia 16 de fevereiro de 2022. A matrícula será realizada do dia 17 de fevereiro de 2022 a 24 de fevereiro de 2022, com data e horário agendados, na Universidade La Salle. Os cursos são na modalidade presencial e as aulas, realizadas no campus Canoas, iniciam no primeiro semestre de 2022. O prazo máximo para a conclusão do curso para o candidato selecionado será de até 08 (oito) semestres letivos, sendo assim, ele não poderá trancar o curso.

Prova de redação online
A prova de redação é online de pode ser agendada pelo site.

Pode participar qualquer estudante com bom desempenho no ENEM, ficando estes condicionados ao compromisso de realizarem 1 (um) ano de residência docente remunerada na rede pública de ensino, ao final do curso. Também podem concorrer às bolsas professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, sem qualificação adequada. Serão priorizados os que não possuem curso superior.

SERVIÇO
Bolsas integrais para licenciaturas na UNILASALLE

Cursos: Pedagogia e Letras (Língua Portuguesa) – Licenciaturas

Público: Professores/as da rede pública de ensino sem formação superior e interessados/as que tenham realizado o ENEM entre 2012 e 2021

Inscrições: Gratuitas, de 17/01 a 11/02, pelo site https://bit.ly/bolsas-letras-e-pedagogia

Prova de redação online Divulgação dos classificados: a partir de 16/02.

 

MODALIDADES DE INGRESSO NA PUCRS
Na PUCRS, serão ofertadas 80 bolsas para o curso de Pedagogia, 40 para Letras (Língua Portuguesa) e 40 para Ciências Biológicas (Licenciatura). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre 19 de janeiro e 15 de fevereiro, por meio do site pucrs.br/bolsaslicenciaturas. A divulgação dos selecionados/as na 1ª chamada ocorre no dia 23 de fevereiro e as matrículas presenciais na universidade devem ser realizadas no dia 24. O edital completo pode ser conferido neste link. Os cursos são presenciais, contando também com disciplinas online e práticas desde o início do curso, que devem ser realizadas na rede pública ou conveniada. Todos os/as candidatos/as ao edital, no momento da matrícula, devem se comprometer a completar o curso em 4 anos.

A PUCRS também disponibiliza aos estudantes consultoria de carreira, orientação psicossocial, escuta e acompanhamento gratuitos. Além disso, a universidade conta com programas de pesquisa e internacionalização.

Prova de redação online
Professores/as em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas que atuem na Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos deverão realizar uma prova de redação online. A prova acontece no dia 21 de fevereiro, às 18h, com duração de uma hora. No momento da matrícula, os/as selecionados/as deverão apresentar de documento que comprove sua atuação profissional junto à rede pública e suas conveniadas.

• O/a inscrito/a deverá acessar o sistema de realização de prova online, no mínimo, 20 minutos antes do horário programado para o início da prova;

• O/a candidato/a deverá ter instalado, no computador em que realizará a prova, microfone e câmera habilitados para monitoramento durante todo o período do exame. A câmera e o microfone devem estar descobertos, captando claramente imagem do/a inscrito/a e o som ambiente durante a realização da prova;

• É de responsabilidade exclusiva do/a candidato/a dispor de computador com a infraestrutura e a configuração mínimas estipuladas pelo edital de seleção e garantir a conectividade com a Internet durante toda a realização da prova.

Nota do ENEM
Candidatos/as que não atuem como professores em serviço na rede pública de ensino e suas conveniadas podem realizar a inscrição por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio em edições entre 2012 e 2020. Os/as selecionados/as nessa modalidade terão o compromisso de realizarem um ano de residência docente na rede pública de ensino e suas conveniadas com recebimento de bolsa.

SERVIÇO
Bolsas integrais para licenciaturas na PUCRS

Cursos: Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa) e Ciências Biológicas (Licenciatura)

Público: Professores/as da rede pública de ensino sem formação superior e interessados/as que tenham realizado o ENEM entre 2012 e 2021

Inscrições: Gratuitas, de 19/01 a 15/02, pelo site pucrs.br/bolsaslicenciaturas

Prova de redação online: 21/02, às 18h (exclusivas para professores/as da rede pública)

Divulgação dos resultados: 23/02

#PUCRS #UNILASALLE

Fonte: UNILASALLE