Rede Federal implanta novos laboratórios de prototipagem

Os projetos possuem caráter multidisciplinar e capacidade de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade

O Ministério da Educação (MEC) implantará, neste ano, 113 laboratórios de prototipagem chamados Lab IFMaker. Os projetos foram selecionados em 2020, sendo contempladas 39 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do Edital de Chamada Pública nº 35/2020. A criação desses novos espaços estabelece um novo ambiente de ensino, que proporciona a possibilidade de uma oferta diferenciada de cursos, contribuindo para o acesso e permanência dos estudantes nas instituições da Rede Federal. Além disso, os Lab IFMaker têm como objetivo a disseminação dos princípios que norteiam o ensino maker, bem como auxiliar os professores e os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no desenvolvimento da cultura learning by doing (aprender fazendo). Atualmente, o projeto está em fase de aquisição dos equipamentos, a partir dos recursos que já foram disponibilizados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC.

A implantação de laboratórios especializados faz parte do projeto de consolidação e modernização da rede, focalizando especialmente na aquisição de equipamentos e na estruturação para a pesquisa, com investimento no valor de R$ 13,2 milhões. “Em dezembro do ano passado, esse recurso foi repassado para as instituições destinado à implantação desses laboratórios. Em 2021, pretendemos ampliar o número de laboratórios nas unidades da Rede Federal, com a possibilidade de seleção de novos projetos com o conceito maker”, informou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.

Os projetos aprovados por meio de edital, que recebem fomento do MEC, possuem caráter multidisciplinar e capacidade de interagir com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. Além disso, esses laboratórios contribuem para o fortalecimento da cultura learning by doing, aplicada às diversas áreas do conhecimento dentro das unidades onde serão instalados. O projeto IF Maker promove o envolvimento com o desenvolvimento local, acompanhando as demandas, as peculiaridades regionais e fortalecendo os arranjos produtivos, sociais e culturais.

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SETEC

Foto: Pixabay

Fonte: MEC