Reitor da PUC-Rio divulga Encíclica LAUDATO SI’ na COP-21

Foto: Weiler Filho

                 Foto: Weiler Filho

O reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, vai à Paris, na França, em dezembro, para participar da 21ª Conferência do Clima (COP-21), onde fará uma conferência sobre a Encíclica Laudato Si’ (Louvado Sejas), totalizando, em 2015, 18 palestras ministradas em simpósios e associações. Para os seminários foram impressos 2 mil livretos denominados Pensamentos Ecológicos do Papa Francisco e produzidos 500 kits onde estão disponíveis três apresentações sobre a Encíclica.

Após o anúncio da Carta Encíclica Laudato Si’, em junho, o reitor da PUC-Rio se reuniu com o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, O.Cist., a fim de detalhar os pontos chaves do documento. A Encíclica é dirigida aos crentes e não crentes, com um diálogo aberto à humanidade, na busca de soluções para a crise planetária das questões socioambientais.

DSC_8917Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, falou da Laudato Si’ em uma série de debates em todos os centros da PUC-Rio e também em outras instituições, como o Instituto de Estudos da Religião (ISER), o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), em Brasília, o Simpósio Internacional de Teologia na PUC-Rio, o Centro Loyola de Goiânia e a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas do Rio Grande do Sul. Até o momento, o reitor já realizou 16 palestras, abordando diferentes enfoques na Laudato Si’.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou de um dos encontros realizados na PUC-Rio, ressaltou a importância do documento no tocante às questões socioambientais. Na ocasião, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, declarou que a Carta incentiva a reflexão filosófica, teológica e social. “Não se trata de um documento técnico, é um documento na linha da reflexão filosófica, teológica e social. É mensagem para os católicos, outras religiões, e também para os não crentes”, disse o reitor.

Recentemente, por ocasião do lançamento da Campanha da Fraternidade da CNBB 2016, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o reitor abordou a relação estreita entre o tema da Campanha, “Casa comum, nossa responsabilidade”, com a Laudato Si’. Para ele, a Encíclica surge em um momento importante da história, quando as nações terão que assumir compromissos mais efetivos para enfrentar a crise ambiental em que vivemos. “A humanidade terá que resgatar alguns valores de sua relação com a Criação, como também ter a coragem de tomar as medidas necessárias e urgentes para evitar o aumento dos problemas socioambientais”, escreveu Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J, na 292° edição do Jornal da PUC.

No final do ano e, em 2016, o reitor da PUC-Rio dará prosseguimento a uma série de palestras sobre a Encíclica Laudato Si’. Já estão programados encontros no Tribunal de Justiça e no Centro Dom Vital, no Rio de Janeiro, na UNILASSALE, em Niterói, e em Anchieta, no Espírito Santo. Desta forma, a PUC-Rio cumpre o papel de contribuir cada vez mais para a divulgação da Encíclica Ecológica do Papa Francisco no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Reitoria – PUC-Rio

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010