Reitor Mário Cesar é reeleito na UNIVALI

O atual reitor, Mário Cesar dos Santos, foi reeleito, no último dia 13, com 92,5% dos votos válidos, para o cargo de presidente da Fundação Univali e reitor da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, para o período 2014-2018. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 31 de março.

A eleição ocorreu por meio de voto direto em colégio eleitoral formado por representantes de todos os segmentos da universidade, além de entidades parceiras e da administração municipal, que compõem o Conselho Universitário, o Conselho de Administração Superior, e o Conselho Curador. Dos 120 votantes, 111 votaram no candidato.

 

Em sua primeira fala como reitor eleito, Mário Cesar agradeceu, emocionado, o apoio recebido, reconheceu o trabalho de todos os funcionários da instituição e disse querer contar com o apoio de toda a comunidade acadêmica para dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.

 

Mário Cesar dos Santos, 63 anos, casado com Maria Adelaide Rebelo dos Santos e pai de quatro filhos, Vera Cláudia, Cesar Alexandre, Mário André e Manuela. É professor, advogado, especialista em Direito Tributário, Direito Processual Civil – Direito Processual do Trabalho, Direito Civil e é mestre e doutor em Direito.

 

Seu envolvimento com a UNIVALI começou na década de 70, quando cursou Direito na então Fundação de Ensino do Pólo Geo-educacional do Vale do Itajaí – FEPEVI. Voltou ao curso em 1981, já como professor assistente e, a seguir, apesar de nunca deixar a carreira profissional de advogado, continuou a exercer outras funções na instituição.

 

Foi vice-diretor da Faculdade de Direito, diretor do Centro de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais, chefe do Departamento de Direito Público da UNIVALI e integrante dos Conselhos de Administração Superior e Universitário da Fundação Univali. Antes de tornar-se reitor, foi procurador geral da Instituição de 2002 a 2006 e vice-reitor entre 2006 e 2010.

 

Sua primeira gestão como reitor, entre 2010 e 2014, ficou marcada pelo comando do processo que levou, em 13 de novembro de 2013, a aprovação da lei 12.881/2013, que qualifica o funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior – ICES, e permite, entre outras medidas, a participação das Comunitárias na destinação de recursos orçamentários e em editais públicos, diferenciando-as de instituições privadas com fins lucrativos.

 

Além de presidente da Fundação UNIVALI também preside a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), é vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC), e membro do conselho deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

 

Fonte: UNIVALI

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010