Reitora ministra palestra sobre autonomia das universidades públicas

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, ministra palestra nesta quinta-feira, 19, às 9h, na 5ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES).

A gestora aborda o tema “O papel da autonomia na solução eficiente de problemas na gestão das Instituições públicas de Ensino Superior”, sendo parte do Painel 2 do evento, cujo título é Regulação, Autonomia e Participação nas Instituições de Ensino Superior.

“A explanação gira em torno da ideia de que, por ser um dos pilares da formação da cidadania, é compreensível que a Educação tenha sua tutela atribuída ao Estado. Entretanto, a participação do Estado deve estabelecer grandes metas mas sem uma forte imposição de regras que poderão impedir a adoção de soluções para problemas que se apresentam no cotidiano da gestão. Entendo ser necessário deixar espaço para a cultura institucional de cada Instituição atuar da melhor forma para alcançar de maneira mais rápida e segura um desempenho de excelência na gestão da educação superior. A autonomia é fundamental”, pondera Ângela Paiva.

A Conferência iniciou na quarta-feira, 18, e acontece até esta sexta-feira, dia 20, na Universidade de Coimbra, em Portugal.

Fonte: Agência de Comunicação da UFRN

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010