Reitores de universidades públicas debatem financiamento do ensino superior

Reitores de universidades públicas participaram na última sexta-feira (15) de uma reunião na Câmara dos Deputados promovida pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) para debater o financiamento do ensino superior no País.

Estiveram presentes os reitores Marco Zago, da Universidade Federal de São Paulo (USP); Roberto Leher, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Sylvio Mário Puga Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e Anderson Ribeiro Correia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Os reitores fizeram um relato da situação atual nas instituições e apontaram a questão orçamentária como um dos maiores problemas. Segundo eles, os recursos não são suficientes para fazer investimentos, uma vez que a maior parte vai para o pagamento de despesas com pessoal.
Estudo em andamento

O financiamento do ensino superior no País é objeto de estudo do Cedes iniciado neste ano que tem como relator o deputado Alex Canziani (PTB-PR). O encontro foi conduzido pelo consultor legislativo Ricardo Martins, coordenador dos trabalhos. As informações colhidas servirão de subsídio para a elaboração do estudo, que ao final deverá resultar em propostas legislativas.

Entre os temas em análise estão os custos da educação superior brasileira; as formas de financiamento pelo poder público e a capacidade de financiamento pelas famílias; o acesso dos estudantes de baixa renda; a captação de recursos por meio das fundações de apoio; e parcerias com a iniciativa privada.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010