Retorno às atividades presenciais escolares e acadêmicas é tema de Webinar

Reitor Waldemiro Gremski, Presidente do CRUB.

O Webinar com o tema “Retorno às atividades presenciais escolares e acadêmicas” ocorreu na quinta-feira (9/07), com participação dos integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) Luiz Roberto Curi e Eduardo Deschamps e os professores Flávio Guimarães (UFMG) e Vidal Martins (PUC-PR). O debate foi mediado pelo presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski.

No primeiro momento, Gremski destacou o motivo do retorno às atividades escolares e acadêmicas ter sido a temática escolhida para debate e o impacto dessas mudanças na área da educação, como a virtualização das aitividades presenciais.

“A resposta das nossas instituições de pesquisa, tanto no nível básico como no superior, foi buscar não interromper o processo de formação de seus alunos. Com um empenho e dedicação, na sua maioria absoluta, as instituições migraram, em alguns dias, para o ensino remoto”, apontou o presidente do CRUB.

A mudança na forma de aprendizagem gerou inúmeros questionamentos inovadores sobre os novos caminhos da educação. O Reitor Waldemiro enfatizou a importância da presença de representantes do CNE no debate, devido ao momento exigir uma discussão profunda e novas diretrizes. Além de novas recomendações, especificamente, voltadas para o processo de reabertura das escolas e instituições de ensino com todos os riscos e dúvidas.

“A presença do CNE neste debate é estratégica. Tem a ver com as novas orientações e diretrizes que o órgão acaba de aprovar, justamente, com foco na reabertura das escolas no contexto da crise da Covid-19”, comentou Gremski.

Em sua fala, o conselheiro Luiz Curi evidenciou o Parecer CNE nº 11/20, que aguarda homologação, e traz orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais, no cenário da pandemia.

Curi acentuou, também, que com uma série de orientações capazes de dialogar com as normas já existentes nas instituições e redes de ensino, é possível criar uma conjuntura integradora e convergente.

“Nós buscamos duas coisas fundamentais, salvar vidas e cuidar da fragilidade de jovens e crianças. Ao mesmo tempo, manter vivas as formas de aprendizado e frequência didática adequada dos alunos”, disse Curi.

Já o professor Vidal Martins (PUC-PR) apresentou como está o enfrentamento ao contexto pandêmico na Universidade. Além disso, mostrou o planejamento para o novo semestre, que começa em poucas semanas, e a preparação da instituição para o futuro no segmento da educação.

O professor Flávio da Fonseca (UFMG) focou na condição epidemiológica e elogiou a decisão do CNE acerca da não imposição de uma data de retorno, devido à situação atual e à facilidade de transmissão do vírus.

O Webinar “Retorno às atividades presenciais escolares e acadêmicas” foi promovido pelas entidades representativas que compõem o CRUB, Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP), Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), Fórum das Faculdades Comunitárias (FORCOM), Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) e Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

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Por Anny West
Ascom CRUB